Comunidade escolar do Subúrbio participa do terceiro dia de testes para coronavírus

A comunidade escolar do Colégio Estadual Dalva Matos, em Lobato, participou, nesta quarta-feira (2), do terceiro dia de testagens para o novo coronavírus nas escolas do Subúrbio Ferroviário. A realização dos testes, do tipo RT-PCR, ocorreu no Colégio Estadual Raymundo Matta, no mesmo bairro. A programação para a aplicação dos testes segue nesta quinta-feira (3) para a comunidade do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, que será atendida na própria unidade escolar.

Os resultados, que são analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), funcionarão como um parâmetro para o planejamento de volta às aulas, mesmo que ainda não tenha uma data definida.

O professor de Geografia Charles Henry Calasans, do Colégio Estadual Dalva Matos, aprovou a iniciativa do Estado em oferecer as testagens na escola. “Esta ação é muito positiva neste momento de pandemia, porque poderão balizar o perfil da comunidade escolar e contribuir para um planejamento adequado para o retorno às aulas”, afirmou.

Para Leila Sales, mãe da estudante Luana Sales, 11 anos , do 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Dalva Matos, foi importante levar a filha para a aplicação do teste. “Foi muito bom ter essa oportunidade para Luana, principalmente porque tivemos caso na família de assintomáticos e não custa nada garantir a sua saúde e a da família”, disse.

O diretor do Colégio Estadual Raymundo Matta, Antônio Augusto Costa, falou sobre o dia de atendimento. “Tivemos uma ótima participação da comunidade escolar. Hoje, tivemos, além dos professores e funcionários, apenas estudantes do Ensino Fundamental, que são o público-alvo do Dalva Matos”, contou.

Cuidados

A testagem ocorre de forma centralizada nas escolas denominadas de polos, nos bairros do Lobato, São João do Cabrito, Plataforma, Itacaranha e Alto da Terezinha. O objetivo é facilitar a ida dos estudantes, professores e funcionários e evitar aglomeração.

Nesta primeira etapa, que envolve 12 unidades escolares e segue até o dia 23 de setembro, a previsão é alcançar uma comunidade escolar de 11.103 pessoas, sendo 10.392 estudantes, 224 funcionários e 487 professores. De acordo com a programação, cada escola terá um dia para a testagem e cada gestão convocará a sua comunidade escolar.

Para o atendimento, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os professores e demais pessoas a serem testados devem utilizar máscaras de proteção para o acesso aos locais. Ao entrar, todos são direcionados para a higienização correta das mãos.

Calendário de aplicação

– No dia 3 de setembro será realizada a testagem de estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, na própria unidade escolar.

– Nos dias 4 e 8 de setembro, será feita a testagem da comunidade escolar do CPM do Lobato, na própria unidade escolar.

– No dia 9 de setembro, será realizada a testagem da comunidade escolar do Colégio Estadual Aristides de Souza, escola-polo de São João do Cabrito e Plataforma. Esta unidade sediará a testagem da comunidade escolar do Bertholdo Cirilo, nos dias 10 e 11 de setembro, e do Colégio Estadual de Plataforma, no dia 14 de setembro.

– O Colégio Estadual Clériston Andrade será polo para os bairros de Itacaranha e Plataforma e testará nos dias 15, 16 e 17 de setembro a sua própria comunidade escolar; no dia 18 de setembro, a comunidade escolar do Colégio Estadual Josias de Almeida Melo; e no dia 21 de setembro, a comunidade escolar do Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza.

– No Alto da Terezinha, haverá testagem apenas no Colégio Estadual Sara Violeta, que atenderá a sua própria comunidade escolar, nos dias 22 e 23 de setembro.

Secult lança prêmio para Pontos de Cultura pelo Programa Aldir Blanc Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) lança, nesta quarta-feira (21), mais um edital do Programa...

“Tomo sempre banho antes e depois de transar”, diz Xuxa

Xuxa Meneghel revelou no livro “Memórias”, lançado em setembro, que ainda sofre com os traumas por causa dos abusos sexuais que sofreu quando era criança. As informações...

Salvador ganha destaque em final latino-americana de game musical

Salvador será destaque durante a transmissão da final latino-americana do game musical Just Dance M.A.C Challenge 2020. A capital baiana, eleita pela segunda vez pela Unesco como...

Prêmio das Artes Jorge Portugal, da Funceb, tem inscrições abertas até segunda-feira (19)

Lançado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, o Prêmio das Artes Jorge Portugal segue com inscrições abertas até 19 de outubro (segunda-feira), no site da no...