Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Comunidade escolar do Subúrbio participa do terceiro dia de testes para coronavírus

A comunidade escolar do Colégio Estadual Dalva Matos, em Lobato, participou, nesta quarta-feira (2), do terceiro dia de testagens para o novo coronavírus nas escolas do Subúrbio Ferroviário. A realização dos testes, do tipo RT-PCR, ocorreu no Colégio Estadual Raymundo Matta, no mesmo bairro. A programação para a aplicação dos testes segue nesta quinta-feira (3) para a comunidade do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, que será atendida na própria unidade escolar.

Os resultados, que são analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), funcionarão como um parâmetro para o planejamento de volta às aulas, mesmo que ainda não tenha uma data definida.

O professor de Geografia Charles Henry Calasans, do Colégio Estadual Dalva Matos, aprovou a iniciativa do Estado em oferecer as testagens na escola. “Esta ação é muito positiva neste momento de pandemia, porque poderão balizar o perfil da comunidade escolar e contribuir para um planejamento adequado para o retorno às aulas”, afirmou.

Para Leila Sales, mãe da estudante Luana Sales, 11 anos , do 6º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual Dalva Matos, foi importante levar a filha para a aplicação do teste. “Foi muito bom ter essa oportunidade para Luana, principalmente porque tivemos caso na família de assintomáticos e não custa nada garantir a sua saúde e a da família”, disse.

O diretor do Colégio Estadual Raymundo Matta, Antônio Augusto Costa, falou sobre o dia de atendimento. “Tivemos uma ótima participação da comunidade escolar. Hoje, tivemos, além dos professores e funcionários, apenas estudantes do Ensino Fundamental, que são o público-alvo do Dalva Matos”, contou.

Cuidados

A testagem ocorre de forma centralizada nas escolas denominadas de polos, nos bairros do Lobato, São João do Cabrito, Plataforma, Itacaranha e Alto da Terezinha. O objetivo é facilitar a ida dos estudantes, professores e funcionários e evitar aglomeração.

Nesta primeira etapa, que envolve 12 unidades escolares e segue até o dia 23 de setembro, a previsão é alcançar uma comunidade escolar de 11.103 pessoas, sendo 10.392 estudantes, 224 funcionários e 487 professores. De acordo com a programação, cada escola terá um dia para a testagem e cada gestão convocará a sua comunidade escolar.

Para o atendimento, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os professores e demais pessoas a serem testados devem utilizar máscaras de proteção para o acesso aos locais. Ao entrar, todos são direcionados para a higienização correta das mãos.

Calendário de aplicação

– No dia 3 de setembro será realizada a testagem de estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, na própria unidade escolar.

– Nos dias 4 e 8 de setembro, será feita a testagem da comunidade escolar do CPM do Lobato, na própria unidade escolar.

– No dia 9 de setembro, será realizada a testagem da comunidade escolar do Colégio Estadual Aristides de Souza, escola-polo de São João do Cabrito e Plataforma. Esta unidade sediará a testagem da comunidade escolar do Bertholdo Cirilo, nos dias 10 e 11 de setembro, e do Colégio Estadual de Plataforma, no dia 14 de setembro.

– O Colégio Estadual Clériston Andrade será polo para os bairros de Itacaranha e Plataforma e testará nos dias 15, 16 e 17 de setembro a sua própria comunidade escolar; no dia 18 de setembro, a comunidade escolar do Colégio Estadual Josias de Almeida Melo; e no dia 21 de setembro, a comunidade escolar do Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza.

– No Alto da Terezinha, haverá testagem apenas no Colégio Estadual Sara Violeta, que atenderá a sua própria comunidade escolar, nos dias 22 e 23 de setembro.

VÉSPERA DE FERIADO: Fila do ferry em Salvador tem espera de quatro horas

Passageiros que desejam sair de Salvador e passar a Sexta-feira Santa em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, terão que enfrentar uma longa fila...

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Durante fiscalizações na manhã de ontem (27), a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma significativa interceptação de mercadoria ilegal na BR-116, em...

VÉSPERA DE FERIADO: Fila do ferry em Salvador tem espera de quatro horas

Passageiros que desejam sair de Salvador e passar a Sexta-feira Santa em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, terão...
Prefeitura Municipal de Savaldor

VÉSPERA DE FERIADO: Fila do ferry em Salvador tem espera de quatro horas

Passageiros que desejam sair de Salvador e passar a Sexta-feira Santa em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, terão...

Transporte Ilegal de Mercúrio Interceptado pela PRF em Vitória da Conquista

Durante fiscalizações na manhã de ontem (27), a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma significativa interceptação de...

Prefeitura de Simões Filho entrega 60 toneladas de peixe para cerca de 20 mil famílias

Cerca de 20 mil famílias da cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), receberam da Prefeitura,...

Governo Lula despenca em quatro regiões do país e segue bem somente no Nordeste; confira

A desaprovação em relação ao desempenho do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante seu terceiro mandato como...