Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Justiça libera funcionamento do Uber na cidade do Rio de Janeiro

Uber já tinha decisão judicial de abril em seu favor. Lei 6.106/16 sancionada por Paes não pode impedir circulação de motoristas vinculados ao aplicativo.

Justiça do Rio de Janeiro manteve, em decisão na noite desta segunda-feira (28), uma liminar concedida em abril que garantia o funcionamento do aplicativo Uber no município e no estado.

A decisão, da 17ª Câmara Cível, além de garantir a atividade também determina multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento. Apesar de o prefeito do Rio, Eduardo Paes, ter sancionado na última sexta-feira (25) uma lei que proíbe o serviço, o funcionamento está garantido. A prefeitura ainda não se manifestou sobre a decisão.

A liminar mantida nesta segunda endossa determinação da juíza Ana Cecília Argueso Gomes de Almeida, da 6ª Vara de Fazenda Pública, que em abril garantiu que nem a Prefeitura do Rio e nem o Departamento de Transportes Rodoviários Terrestres (Detro) poderiam impedir o serviço.




A lei 6.106/16 de autoria da vereadora Vera Lins (PP), sancionada pelo prefeito Eduardo Paes, não muda essa situação. Na decisão de abril, a juíza considerou distintas as modalidades de transporte exercidas pelos profissionais de táxi e do aplicativo Uber.

“A diferença entre as duas modalidades é que o transporte público individual é aberto ao público. Em outros termos, qualquer cidadão pode pegar um táxi na rua, o que não acontece com o Uber, que depende exclusivamente da plataforma tecnológica. Cabe aqui um apontamento: existem várias cooperativas e prestadores de serviços de táxi que se beneficiam da mesma tecnologia para angariar consumidores, como, por exemplo, o Easy Táxi e o 99 Táxis. A diferença para o Uber, como apontado, é que os táxis também dispõem da alternativa de conquistarem os consumidores nas ruas; daí ser aberto ao público”, afirmou a magistrada no despacho.

Uber critica decisão de Paes
O site do aplicativo Uber emitiu uma nota após o prefeito do Rio, Eduardo Paes, sancionar lei 6.106, que proíbe o uso de carros particulares para transporte remunerado de pessoas na cidade. A decisão afeta de forma direta o serviço Uber. Para o Uber, a lei é “contrária aos interesses da população”.

De acordo com a nota, a decisão de Paes ignora o direito de escolha dos mais de 1,2 milhão de usuários do aplicativo na cidade. Além disso, Paes estaria ingorando os milhares de motoristas parceiros na cidade que usam o aplicativo para gerar renda para si mesmos e suas famílias segundo o posicionamento no site.

O comunicado anuncia que a Uber “continua operando no Rio de Janeiro”. Para isso, o aplicativo usa como base decisões da Justiça que “confirmam a legalidade dos serviços prestados pelos motoristas parceiros”.

Matrícula para Programa Universidade para Todos se encerra nesta sexta-feira (26)

Os candidatos contemplados e os que ficaram no cadastro de reserva têm até esta sexta-feira (26) para realizar a matrícula no Programa Universidade para...

MP pede ação antirracismo para colégio particular de Salvador

O Ministério Público estadual recomendou ao Colégio Anchieta que adote medidas de combate ao racismo institucional. A pasta informou nesta sexta-feira (26/04) que a...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Matrícula para Programa Universidade para Todos se encerra nesta sexta-feira (26)

Os candidatos contemplados e os que ficaram no cadastro de reserva têm até esta sexta-feira (26) para realizar a...
Fundação Jose Silveira

Matrícula para Programa Universidade para Todos se encerra nesta sexta-feira (26)

Os candidatos contemplados e os que ficaram no cadastro de reserva têm até esta sexta-feira (26) para realizar a...

MP pede ação antirracismo para colégio particular de Salvador

O Ministério Público estadual recomendou ao Colégio Anchieta que adote medidas de combate ao racismo institucional. A pasta informou...

Lauro de Freitas: PDT autoriza que integrantes do partido apoiem Débora Regis

O presidente estadual do PDT, deputado federal Félix Mendonça Júnior, disse em coletiva à imprensa, nesta sexta-feira (26/04), que...

PRF recupera motocicleta roubada em Ibotirama

Ontem (25), por volta das 18h30, a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Ibotirama visualizou uma motocicleta que...