Guarda Municipal retoma programa de atividades para idosos

O projeto Prevenção à Violência para a População Idosa, promovido pela Guarda Civil Municipal (GCM), leva atividades físicas e mentais para idosos das localidades da San Martins e do Santo Antônio Além do Carmo. Com as atividades suspensas desde março, devido à pandemia, o projeto retornou na última terça (8) com reuniões on-line entre alunos e monitores de acompanhamento.

O projeto existe desde 2018, em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Santo Antônio Além do Carmo e com a Unidade de Saúde da Família (USF) San Martins, e realizava encontros com os idosos todas as segundas, quartas e sextas pela manhã.

Os 130 alunos do Santo Antônio e os 27 da San Martins passaram a ter reuniões virtuais duas vezes por semana pela manhã e a tarde. Por se tratar de grupos de extrema vulnerabilidade à Covid-19, os idosos estão isolados em suas casas sendo acompanhados pelas unidades de saúde de cada bairro e pelo educador físico, que mantinha contato mais frequente com os idosos. São feitas videochamadas em grupo, através do WhatsApp, por ser mais acessível aos idosos, para socializa-los a partir de técnicas envolvendo Programação Neurolinguística (PNL).

“Nesse período, os idosos que fazem parte do projeto voltaram ao sedentarismo e são acometidos pelo sentimento de solidão. Fizemos até agora dois encontros. Em um desses identificamos uma idosa que está há 5 meses completamente só”, conta Mônica García, coordenadora de ações de Prevenção à Violência da GCM.

Durante as reuniões, os idosos se apresentam, fazem exercícios de respiração para sentir o corpo e diminuir a atividade cerebral. Além disso, são levados à reflexão com o tema “O que você pode fazer com o que tem hoje para ser melhor para você e para o mundo?”, com intuito de fazer com que eles deixem um pouco de lado o pessimismo do passado e a ansiedade do futuro.

Cuidado – O projeto visa levar atividades para melhorar a saúde física e mental do idoso, cuidando da socialização e ressocialização, combatendo a depressão, a ansiedade e o suicídio. Além da atenção sobre violências autoinfringidas ou sofridas em casa, ainda há constantemente rodas de conversa sobre violência contra o idoso, noções de primeiros socorros e sexualidade na terceira idade.

TCA em Casa divulga programação da última semana de outubro

Fechando o mês de outubro, o Teatro Castro Alves (TCA) segue em seu ‘TCA em Casa’. A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e...

Museu Geológico da Bahia realiza 22ª edição da Semana da Criança

A 22ª edição da Semana da Criança, evento anual promovido pelo Museu Geológico da Bahia (MGB), que ocorre entre os dias 26 e 28 outubro, terá programação...

Secult lança prêmio para Pontos de Cultura pelo Programa Aldir Blanc Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) lança, nesta quarta-feira (21), mais um edital do Programa...

“Tomo sempre banho antes e depois de transar”, diz Xuxa

Xuxa Meneghel revelou no livro “Memórias”, lançado em setembro, que ainda sofre com os traumas por causa dos abusos sexuais que sofreu quando era criança. As informações...