Equipe técnica da Bahiater segue no atendimento às famílias agricultoras por toda a Bahia

Com as flexibilizações das restrições impostas desde o início da pandemia, pelo governo estadual e pelas prefeituras municipais, agricultores e agricultoras familiares voltam a ser atendidos, de forma predominantemente presencial, pelas equipes da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Estão em pleno funcionamento todos os Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAFs), nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Os atendimentos são feitos tanto nas sedes dos SETAFs, quanto em campo, por meio de deslocamento das equipes para a realização de atividades em comunidades rurais ou nas sedes de outros municípios do Território, sempre com o cuidado para evitar aglomerações, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, com a utilização de máscaras, uso de álcool em gel e respeitando o distanciamento mínimo entre as pessoas.

Diretor operacional da Bahiater, Marcus Vinicius dos Santos explica que as equipes estão indo a campo com o apoio das secretarias municipais de Agricultura e demais parceiros, tanto para a emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf), quanto para as inscrições no Garantia Safra daqueles agricultores e agricultoras familiares que ainda não aderiram ao programa ou que, por algum motivo no cadastro, as suas inscrições das safras anteriores não tenham migrado, automaticamente, para a Safra 2020/2021.

Outra atividade que vem sendo realizada pelas equipes da Bahiater é a articulação com agentes financeiros para viabilizar o acesso de agricultores familiares ao crédito do Pronaf e, em alguns Territórios de Identidade, o apoio aos agricultores e agricultoras familiares na execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“Além do atendimento para a emissão e renovação da DAP e inscrição ao Garantia-Safra, as equipes vêm trabalhando também no apoio à elaboração dos projetos para inscrição no PAA, orientação técnica aos agricultores para a entrega dos produtos, até a emissão da DAP física ou jurídica dessas famílias agricultoras”, afirma Marcus Vinicius.

Edital Segurança Alimentar e Nutricional

Outra ação que vem sendo realizada em campo pela Bahiater é o apoio a organizações que foram selecionadas no Edital 15 do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), para a adequação de projetos que devem ser encaminhados até o dia 30 de setembro de 2020, para passar para as etapas de assinatura de convênio e liberação de recursos, para a aquisição de equipamentos e insumos. O edital é voltado para a Segurança Alimentar e Nutricional, com a produção de alimentos de ciclos curtos, como hortaliças, vegetais e plantas alimentícias não convencionais (PANC), entre outras.

Além de continuar, em todo esse período de pandemia, participando, por meio remoto, das reuniões dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) e Colegiados Territoriais, a Bahiater iniciou também o processo de formação, virtualmente, com o Formater e o Diálogos de Ater, atividades voltadas para as equipes que atuam no serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), de forma direta ou por contratos firmados a partir de seleção em Chamadas Públicas com as organizações prestadoras de Ater e técnicos que atuam por meio do Mais Ater, através de convênio com prefeituras ou consórcios públicos.

TCA em Casa divulga programação da última semana de outubro

Fechando o mês de outubro, o Teatro Castro Alves (TCA) segue em seu ‘TCA em Casa’. A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e...

Museu Geológico da Bahia realiza 22ª edição da Semana da Criança

A 22ª edição da Semana da Criança, evento anual promovido pelo Museu Geológico da Bahia (MGB), que ocorre entre os dias 26 e 28 outubro, terá programação...

Secult lança prêmio para Pontos de Cultura pelo Programa Aldir Blanc Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) lança, nesta quarta-feira (21), mais um edital do Programa...

“Tomo sempre banho antes e depois de transar”, diz Xuxa

Xuxa Meneghel revelou no livro “Memórias”, lançado em setembro, que ainda sofre com os traumas por causa dos abusos sexuais que sofreu quando era criança. As informações...