Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Deputado Tum quer proibir retenção de veículos por imposto atrasado

Projeto de lei apresentado pelo deputado Tum (PSC) propõe a proibição da retenção ou apreensão de veículo por autoridade de trânsito em decorrência da não comprovação de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores de via terrestre e Licenciamento (DPVAT).

De acordo com a proposta apresentada na Assembleia Legislativa, o veículo só poderá ser apreendido se a autoridade fiscalizadora identificar a ocorrência de outras hipóteses previstas no Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal nº 9503, de 23 de dezembro de 1997).

Na proposição, Tum ainda sugere que a autoridade administrativa estadual atenderá a requerimento do proprietário interessado na retirada do veículo apreendido até a data da entrada em vigor desta lei e promoverá sua restituição sem ônus para o contribuinte.

Ao justificar o projeto, o deputado disse considerar ilegal a apreensão de veículos e a consequente retenção para os pátios dos órgãos públicos por estarem com o emplacamento atrasado. Segundo ele, a proposta tem por objetivo “positivar no sistema jurídico o entendimento jurisprudencial consolidado de que não pode haver à apreensão de veículos automotores tendo como fundamento a apreensão o inadimplemento dos tributos”.

De acordo com Tum, a jurisprudência tem entendido no mesmo sentido do projeto. “No entanto, há uma postura reiterada dos membros da administração pública estadual em não vislumbrar a aplicabilidade do direito conforme o entendimento das cortes judiciais que enfatiza de que não cabe a retenção do bem para garantir o pagamento dos impostos, configurando assim a prática do confisco, o que não tem o devido amparo legal”, argumentou.

Para ele, o Estado dispõe de outros meios para reivindicar esta cobrança, como, por exemplo, promover uma execução fiscal, assim como a negativação do proprietário nos cadastros de inadimplentes e consequentemente também proibir a comercialização do referido bem sem antes sanar os impostos que neles o recai.

“Cumpre enfatizar que, como dito, ao Estado permanece o direito de apreender os veículos automotores que por outros motivos configurem ilegalidade e não por falta de pagamento de emplacamento”, afirma o parlamentar.

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia de que teria separado da...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões. Mais de 55 mil pessoas...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...
Fundação Jose Silveira

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana,...

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...