Estádio de Pituaçu segue recebendo cuidados especiais em seu gramado durante breve pausa de jogos

Após uma agenda extensa de jogos desde julho, o Estádio de Pituaçu, em Salvador, terá uma pausa de 18 dias sem jogos dos mandantes Bahia e Jacuipense pelo Campeonato Brasileiro das séries A e C, respectivamente. O período sem a bolar rolar vai ajudar na manutenção mais refinada do gramado, sem o atrito das pisadas dos jogadores.

O engenheiro agrônomo Wellington Urcelino, funcionário da empresa Greenleaf, contratada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para cuidar do campo, disse que o Estádio de Pituaçu tem fatores fisiológicos que contribuem para que seja um dos melhores gramados do país.

“Diferente das arenas, como a Fonte Nova e Maracanã, o Estádio de Pituaçu tem uma infraestrutura que favorece a entrada de luz solar. As novas arenas têm coberturas, o que atrapalha a incidência do sol em todo o gramado. Nesses casos, a gente utiliza iluminação suplementar, mas não tem a mesma eficiência da luz natural”, disse.

Drenagem

Segundo Urcelino, mesmo com as intensas chuvas que caíram na capital neste inverno, o campo tem suportado bem a quantidade de água no solo. “O sistema de drenagem utilizado no estádio garante a boa manutenção, que é feita de forma preventiva. Fazemos sempre a adubação, poda, furo no campo com areia, além de ataques com fertilizantes para a proteção contra pragas”. Com essa pausa de jogos, vamos fazer uma manutenção mais manual e refinada. É só manter que o campo vai respondendo bem”, garantiu o engenheiro.

Não é à toa que o gramado do Estádio de Pituaçu segue recebendo elogios do mundo do futebol, ao contrário do que ocorre com o famoso Estádio do Maracanã (RJ), que tem sido alvo de duras críticas de dirigentes, jogadores e até da imprensa, tendo sido, recentemente, apelidado de ‘pasto’. Nesta semana, o estádio que atende ao Flamengo e ao Fluminense iniciou um processo de troca da grama.

Em Pituaçu, a bola só volta a rolar no próximo dia 03 de outubro, às 19h, quando o Tricolor de Aço enfrenta o Sport (PE), pelo Brasileirão. A partida da Jacuipense, pela série C, será no dia 05 de outubro, às 20h, quando recebe o Vila Nova (GO).

“Tomo sempre banho antes e depois de transar”, diz Xuxa

Xuxa Meneghel revelou no livro “Memórias”, lançado em setembro, que ainda sofre com os traumas por causa dos abusos sexuais que sofreu quando era criança. As informações...

Salvador ganha destaque em final latino-americana de game musical

Salvador será destaque durante a transmissão da final latino-americana do game musical Just Dance M.A.C Challenge 2020. A capital baiana, eleita pela segunda vez pela Unesco como...

Prêmio das Artes Jorge Portugal, da Funceb, tem inscrições abertas até segunda-feira (19)

Lançado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, o Prêmio das Artes Jorge Portugal segue com inscrições abertas até 19 de outubro (segunda-feira), no site da no...

Phil Collins descobre que mulher se envolveu com outro homem e quer despejá-la de sua mansão

Aos 69 anos, o cantor Phil Collins se envolveu em nova polêmica com sua ex-mulher e pretende entrar com um processo para despejá-la de sua mansão na...