Semana Nacional de Trânsito segue até 25 de setembro

Atitudes responsáveis no trânsito, que vão desde o pedestre até o motorista, são responsabilidades de todos. É isso que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) quer estimular com a Semana Nacional de Trânsito 2020. Até o dia 25 de setembro, o órgão, ligado ao Ministério da Infraestrutura, promove debates sobre soluções na área, como a transformação digital que ajuda a desburocratizar os serviços aos cidadãos.

Além das ações educativas, será lançada a integração do aplicativo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) com a Carteira Digital de Trânsito (CDT). O procedimento vai oferecer mais praticidade ao cidadão, com o pagamento de multas com desconto junto aos documentos necessários para o condutor. A nova atualização estará disponível em breve nas lojas da Apple Store e Google Play.

“Precisamos despertar no usuário a importância do zelo com a agenda de trânsito e os riscos envolvidos nessa atividade. Na edição da Semana Nacional de Trânsito deste ano vamos focar na educação para a sociedade, além de dar andamento na agenda de segurança viária para gerar um trânsito mais seguro”, explicou o secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Outra novidade é o lançamento do HackaTRAN 2020, evento de hackers com o objetivo de propor ideias e soluções inovadoras, a partir de um desafio, que este ano será desenvolver maneiras tecnológicas que facilitem, desburocratizem e garantam mais eficiência e segurança aos serviços de trânsito.

O tema “Perceba o Risco, Proteja a Vida” foi definido oficialmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e segue as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), uma vez que os acidentes são a maior causa de mortes no mundo.

A criação da Semana ocorreu a partir do Dia Nacional de Trânsito, que é comemorado no dia 25 de setembro. Os objetivos são de conscientização e educação da população com temas específicos escolhidos todos os anos pelo Contran.

Cabo eleitoral do prefeito de Riachão do Jacuípe aparece em vídeo oferecendo R$500 mil; assista

Um homem conhecido como 'Marinho do Barreiros', que é cabo eleitoral do prefeito de Riachão de Jacuípe José Ramiro Ferreira Filho (PSD), mais conhecido como Zé Filho,...

Dia D de vacinação tem 17,5 mil pessoas imunizadas em Salvador

No Dia D das campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite e multivacinação, no último sábado (17), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vacinou 17.539 pessoas nos...

Liberdade, Salvador: mulher e três homens são baleados

Quatro pessoas foram baleadas e uma delas não resistiu aos ferimentos, na madrugada de segunda-feira (19/10), no bairro da Liberdade, em Salvador. A vítima fatal foi identificada...

Ladrão é espancado no Lobato e acaba salvo pela Operação Gêmeos

Durante patrulhamento na Avenida Afrânio Peixoto, a Suburbana, na segunda-feira (19/10), policiais da Operação Gêmeos foram informados por transeuntes sobre uma dupla assaltando, em um ponto de...