PF desarticula organização que fraudava licitações no Tocantins

A Polícia Federal deflagrou hoje (22) a Operação Tempos Modernos para desarticular uma organização criminosa envolvida em fraudes a licitação e contratos públicos de pavimentação e abertura de estradas vicinais na região sul do Tocantins.

Cerca de 45 policiais federais cumprem dez mandados judiciais de busca e apreensão, três afastamentos de cargos públicos nas cidades de Alvorada, Jaú do Tocantins, Paraíso do Tocantins e Palmas. As determinações judiciais foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região – TRF1.

Investigações

A investigação teve início após indícios de que as licitações estariam sendo direcionadas a uma empresa que vencia todas as licitações na região. O grupo criminoso atuava por meio de pagamento de propina aos servidores públicos envolvidos no processo de licitação, contratação e fiscalização.

Segundo a PF, a empresa responsável pelas fraudes subcontratava a execução das obras, que sempre aconteciam em condições inferiores as tipificadas nos contratos. As investigações apontam um prejuízo de aproximadamente R$ 3 milhões aos cofres públicos.

Crimes

Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude a licitação, peculato, organização criminosa, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

De acordo com a PF, o nome da operação, Tempos Modernos, faz uma referência crítica ao mundo capitalista, em que tudo gira em torno do capital e do lucro, e para atingir seus objetivos algumas organizações lançam mão de uma requintada estrutura de corrupção, em detrimento da sociedade e do bem público.

Linchamento! Pedófilo é morto pela facção Ajeita em Fazenda Grande do Retiro

Um homem apontado como autor do estupro de uma criança de 4 anos de idade foi espancado e morto na noite desta sexta-feira (23/10), no bairro de...

Após fuga, PRF na Bahia recupera carro roubado, apreende arma de fogo e munições na BR 101

Na noite desta quarta-feira (21), em Alagoinhas, a Polícia Rodoviária Federal recuperou um automóvel HB20 roubado e apreendeu um revólver e munições. Durante ação de combate à criminalidade,...

Após analisar chassi coberto com ‘tinta fresca’, PRF apreende semirreboque adulterado na BR 116 em Jequié

Policiais rodoviários federais apreenderam um veículo de carga adulterado quando realizavam fiscalização ostensiva, na manhã de quinta-feira (22), em frente a unidade operacional policial (UOP), localizada no...

Falsa veterinária que mantinha mais de 100 animais é presa por maus-tratos em Salvador

Uma ação conjunta do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-BA), Brigada K9 do Corpo de Bombeiros Voluntários, polícias Civil e Militar resultou na...