Agricultores familiares de Bom Jesus da Serra conquistam mercado institucional com produção de farinha

A farinha dos agricultores familiares da Associação dos Produtores da comunidade do Bengo, localizada no município de Bom Jesus da Serra, conquistou o mercado institucional e agora está sendo vendida para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A casa de farinha, construída pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, atende diretamente 70 famílias, começou a funcionar e a produzir em maio deste ano, com as orientações e devidas recomendações de proteção aos riscos de contaminação pela Covid-19.

Foram investidos mais R$272 mil na aquisição de equipamentos e construção de instalações apropriadas, com sanitários, depósito e infraestrutura para a destinação final da manipueira, líquido poluente extraído da mandioca. Os recursos ainda foram aplicados na capacitação dos agricultores em áreas como as de beneficiamento, embalagem, comercialização e agregação de valor, além da oferta de serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater).

Neste mês de setembro, a associação comemora a primeira venda de 1.910 quilos de farinha. Para o agricultor Eraldo de Urcino, a implantação da casa de farinha já está trazendo benefício, que é o da comercialização dos produtos da região: “É um produto com matéria-prima que a gente produz sem agrotóxicos, natural. Por meio do projeto, estamos produzindo e comercializando farinha a um preço justo. Creio que é o início de muitas vendas que ainda teremos pela frente”.

O jovem Assistente Comunitário Rural (ACR), Ronei Almeida Moreno, que atua no apoio e assistência técnica à comunidade, conta que a casa de farinha foi além das expectativas: “Há poucos meses, quando começou a funcionar, já estávamos felizes em produzir para o consumo próprio, mas agora já está trazendo renda para a comunidade”.

O Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a partir de acordo de empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Mundial.

Secult lança prêmio para Pontos de Cultura pelo Programa Aldir Blanc Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) lança, nesta quarta-feira (21), mais um edital do Programa...

“Tomo sempre banho antes e depois de transar”, diz Xuxa

Xuxa Meneghel revelou no livro “Memórias”, lançado em setembro, que ainda sofre com os traumas por causa dos abusos sexuais que sofreu quando era criança. As informações...

Salvador ganha destaque em final latino-americana de game musical

Salvador será destaque durante a transmissão da final latino-americana do game musical Just Dance M.A.C Challenge 2020. A capital baiana, eleita pela segunda vez pela Unesco como...

Prêmio das Artes Jorge Portugal, da Funceb, tem inscrições abertas até segunda-feira (19)

Lançado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, o Prêmio das Artes Jorge Portugal segue com inscrições abertas até 19 de outubro (segunda-feira), no site da no...