Nova ligação amplia mobilidade e qualidade de vida em São Gonçalo

Os moradores da região do Retiro contam com uma nova via construída pela Prefeitura que, neste caso, vai ampliar a mobilidade ao fazer a ligação direta entre São Gonçalo e Arraial, além de trazer qualidade de vida aos residentes na localidade. A Rua São Carlos foi entregue neste sábado (3), em ato simbólico com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luciano Sandes.

Para a construção, foram investidos recursos próprios de quase R$770 mil. Realizadas pela Seinfra através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), as obras em 260 metros de extensão englobaram a execução dos serviços de pavimentação, drenagem, passeio, meio-fio, alvenaria de pedra, escadas e guarda-corpo. Também foi implantada iluminação em LED em toda a via, através da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop).

O prefeito explicou que a Rua São Carlos é uma das muitas intervenções que a administração municipal vem realizando ao longo de quase oito anos, que visam promover intervenções pontuais que trazem um grande impacto para os moradores em áreas bastante populosas. “A via não existia antes. Era um matagal, as pessoas não conseguiam ter acesso de uma comunidade a outra. Foi feito, então, um estudo no qual foi verificado que, para a mobilidade, era algo muito importante, afinal de contas vai economizar muito tempo para quem quer sair de São Gonçalo e descer para o Arraial, ou para pegar a BR-324, e vice-versa”, disse.

Além da mobilidade, ACM Neto salientou outro importante benefício da nova via de tráfego. “Agora, com essa ligação, a gente melhora também a questão da segurança, pois esses moradores não tinham condições de passar por aqui, pois era muito escuro, um local abandonado. Era uma obra muito aguardada por todos há anos”, completou.

Emoção – Alguns moradores fizeram questão de agradecer pessoalmente pelo feito, como a professora Getúlia Bonfim, de 54 anos. Em um depoimento emocionado, ela contou que a família foi uma das primeiras a chegar à localidade e sempre aguardou a concretização desse sonho.

“Aqui era um abandono muito grande, um cheiro horrível de esgoto e lixo, escuro, inseguro. Agora está um local mais bonito, com melhor acesso, é uma bênção realmente para todos nós. No nosso caso, nunca conseguimos terminar a nossa casa por não nos sentirmos animados com a degradação do local. Agora vamos retomar esse projeto”, relatou.

Balanço – Desde 2013, a Prefeitura já efetuou o recapeamento asfáltico em 655 km de vias públicas da cidade e construiu 65 km de novas vias. O investimento acumulado neste período apenas para o setor foi de mais de meio bilhão de reais. Dentre as obras em andamento estão a requalificação da Avenida Aliomar Baleeiro, mais conhecida como Estrada Velha do Aeroporto, com execução já na terceira etapa, e melhoria da Estrada das Barreiras, que corta bairros como Cabula, Engomadeira e Tancredo Neves.

Museu Geológico da Bahia realiza 22ª edição da Semana da Criança

A 22ª edição da Semana da Criança, evento anual promovido pelo Museu Geológico da Bahia (MGB), que ocorre entre os dias 26 e 28 outubro, terá programação...

Secult lança prêmio para Pontos de Cultura pelo Programa Aldir Blanc Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) lança, nesta quarta-feira (21), mais um edital do Programa...

“Tomo sempre banho antes e depois de transar”, diz Xuxa

Xuxa Meneghel revelou no livro “Memórias”, lançado em setembro, que ainda sofre com os traumas por causa dos abusos sexuais que sofreu quando era criança. As informações...

Salvador ganha destaque em final latino-americana de game musical

Salvador será destaque durante a transmissão da final latino-americana do game musical Just Dance M.A.C Challenge 2020. A capital baiana, eleita pela segunda vez pela Unesco como...