Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Contar história durante a quarentena ajuda a entreter crianças

A nova rotina imposta pelo isolamento social mudou totalmente a vida das famílias. É necessário se dividir com o home office, alimentação, cuidados com o lar … e filhos! Nem sempre as crianças conseguem compreender essa nova dinâmica e que o fato de todos estarem juntos em casa não quer dizer que estão de férias.

Por muitas vezes, os pais terminam cedendo um tempo ilimitado dos filhos na internet. Pensando nisso, muitos contadores de histórias começaram a usar as redes sociais para apoiarem as famílias nesse período tão complicado.

“Comecei a usar a minha página no Instagram para estimular e incentivar o hábito da leitura e escrita”, conta Edna Luz, advogada e contadora de histórias que durante a pandemia aproveitou para fazer vários cursos de contação de histórias, realizando um antigo sonho. Todos os sábados, ela faz lives (@ednaluzfreitas) de contação histórias, com poesias, poemas, histórias, bate-papo como forma de diminuir o tempo de tela das crianças.

Hoje com tantas tecnologias, com o surgimento de tantos brinquedos eletrônicos, com tantos compromissos e encargos das escolas e, também das famílias, percebe-se que as histórias mágicas vindas da literatura infantil, juvenil e da cultura popular, estão sendo esquecidas pelas famílias. A contação de histórias durante a pandemia seria uma aliada nessa nova realidade escolar que vivemos agora, mostrando assim, o lado mágico do faz de conta, do lúdico, da imaginação, do prazer e do encantamento da criança em escutar e saborear com as asas da imaginação.

A contadora de histórias, ainda lançou um PodCast chamado Minutos de Historinhas, com a intenção de ser mais uma aliada para as crianças, que vivem nesse mundo virtual, para ouvir mais histórias, seja na hora de brincar, seja na hora de tomar banho ou na hora de dormir, qualquer momento podemos aproveitar para ouvir histórias. Mas lembrando que nada tira o encanto dos livros nas mãos. O Podcast é anchor.fm/edna41 e pode ser encontrado também em outras plataformas como o Spotify.

Edna Luz é Radialista, Advogada, Especialista em Gramática e Texto, Licenciada em Letras Vernáculas, além de vasta experiência em veículos de Comunicação como rádio e especialmente televisão onde trabalhou durante dez anos como repórter na TV Aratu e TV Educativa, Editora de Textos e coordenadora de jornalismo na Record Bahia e CNT. Agora, também, Contadora de Histórias.

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...