Contar história durante a quarentena ajuda a entreter crianças

A nova rotina imposta pelo isolamento social mudou totalmente a vida das famílias. É necessário se dividir com o home office, alimentação, cuidados com o lar … e filhos! Nem sempre as crianças conseguem compreender essa nova dinâmica e que o fato de todos estarem juntos em casa não quer dizer que estão de férias.

Por muitas vezes, os pais terminam cedendo um tempo ilimitado dos filhos na internet. Pensando nisso, muitos contadores de histórias começaram a usar as redes sociais para apoiarem as famílias nesse período tão complicado.

“Comecei a usar a minha página no Instagram para estimular e incentivar o hábito da leitura e escrita”, conta Edna Luz, advogada e contadora de histórias que durante a pandemia aproveitou para fazer vários cursos de contação de histórias, realizando um antigo sonho. Todos os sábados, ela faz lives (@ednaluzfreitas) de contação histórias, com poesias, poemas, histórias, bate-papo como forma de diminuir o tempo de tela das crianças.

Hoje com tantas tecnologias, com o surgimento de tantos brinquedos eletrônicos, com tantos compromissos e encargos das escolas e, também das famílias, percebe-se que as histórias mágicas vindas da literatura infantil, juvenil e da cultura popular, estão sendo esquecidas pelas famílias. A contação de histórias durante a pandemia seria uma aliada nessa nova realidade escolar que vivemos agora, mostrando assim, o lado mágico do faz de conta, do lúdico, da imaginação, do prazer e do encantamento da criança em escutar e saborear com as asas da imaginação.

A contadora de histórias, ainda lançou um PodCast chamado Minutos de Historinhas, com a intenção de ser mais uma aliada para as crianças, que vivem nesse mundo virtual, para ouvir mais histórias, seja na hora de brincar, seja na hora de tomar banho ou na hora de dormir, qualquer momento podemos aproveitar para ouvir histórias. Mas lembrando que nada tira o encanto dos livros nas mãos. O Podcast é anchor.fm/edna41 e pode ser encontrado também em outras plataformas como o Spotify.

Edna Luz é Radialista, Advogada, Especialista em Gramática e Texto, Licenciada em Letras Vernáculas, além de vasta experiência em veículos de Comunicação como rádio e especialmente televisão onde trabalhou durante dez anos como repórter na TV Aratu e TV Educativa, Editora de Textos e coordenadora de jornalismo na Record Bahia e CNT. Agora, também, Contadora de Histórias.

Museu Geológico da Bahia realiza 22ª edição da Semana da Criança

A 22ª edição da Semana da Criança, evento anual promovido pelo Museu Geológico da Bahia (MGB), que ocorre entre os dias 26 e 28 outubro, terá programação...

Secult lança prêmio para Pontos de Cultura pelo Programa Aldir Blanc Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) lança, nesta quarta-feira (21), mais um edital do Programa...

“Tomo sempre banho antes e depois de transar”, diz Xuxa

Xuxa Meneghel revelou no livro “Memórias”, lançado em setembro, que ainda sofre com os traumas por causa dos abusos sexuais que sofreu quando era criança. As informações...

Salvador ganha destaque em final latino-americana de game musical

Salvador será destaque durante a transmissão da final latino-americana do game musical Just Dance M.A.C Challenge 2020. A capital baiana, eleita pela segunda vez pela Unesco como...