SAC Digital alcança marca de dois milhões de usuários

O SAC Digital alcançou a marca de 2 milhões de usuários. A plataforma eletrônica de serviços públicos do Estado apresentou um crescimento exponencial, saltando de 249 mil usuários cadastrados em dezembro de 2019, para o total de 2 milhões, completados ontem (7). O aumento reflete a estratégia do Governo da Bahia, que investiu no modelo de serviços públicos ofertados pela internet, como parte da política de transformação digital do Estado.

A plataforma eletrônica disponibiliza 425 serviços públicos pela internet, sendo que 33 são totalmente digitais, ou seja, não geram a necessidade do usuário se deslocar até um órgão do estado para conseguir atendimento. Com o SAC Digital, os cidadãos podem ter acesso a serviços como a emissão de documentos públicos, a matricula escolar, o licenciamento de veículo, dentre outros.

O SAC Digital já realizou mais de 1,7 milhão de atendimentos, somando os serviços realizados de forma 100% digital, agendamentos ou aqueles semipresenciais (parte realizado pela internet e parte nas unidades físicas da Rede SAC). A plataforma permite que o cidadão tenha acesso aos serviços públicos usando apenas um computador com conexão à internet, ou até mesmo um celular.

A Secretaria da Administração e a Prodeb lançaram o SAC Digital em 2018, com uma quantidade pequena de serviços, ainda em fase de projeto piloto. No ano seguinte, a plataforma disponibilizou oito serviços on-line. A ideia era fazer uma transição devagar, para a população se acostumar com a mudança de um modelo de atendimento presencial para o digital.

A consolidação do SAC Digital foi iniciada entre o final de 2019 e início desse ano, com a determinação do Governo de oferecer aos baianos a maior quantidade de serviços digitais possível, dentro da diretiva de transformação digital do Estado. O plano era acompanhar a tendência mundial de convergência das atividades presenciais para o ambiente virtual, a chamada ‘digitização’.

Em dezembro de 2019, o SAC Digital teve o seu primeiro grande desafio: a matrícula da rede pública escolar para o ano letivo 2020, com um público alvo de 800 mil alunos. A estratégia era disponibilizar a matrícula on-line para aqueles alunos ou país que preferirem não ter que se deslocar presencialmente até uma escola. Nesse período, a Plataforma contava com 249 mil usuários cadastrados e apenas oito serviços 100% digitais.

A partir de janeiro deste ano, vários serviços que eram prestados de forma presencial, nos postos da Rede, migraram para o SAC Digital. Em pouco tempo, a plataforma deu um salto de 8 serviços on-line para 33. Também incorporou serviços semipresenciais. Assim, o menu da plataforma alcançou o total de 425 tipos de serviços à disposição da população.

Com uma cartela maior de serviços, o interesse dos cidadãos também disparou. Apenas no mês de janeiro, 186 mil usuários fizeram cadastro na plataforma. Somados com aos 249 mil já cadastrados em 2019, o SAC Digital se aproximou dos 500 mil usuários. Nos meses seguintes, manteve um crescimento acima de 50 mil por mês: fevereiro (76 mil), março (58 mil) e abril (54 mil).

A partir de maio, com o agravamento de pandemia e a paralisação total das atividades presenciais, o SAC Digital voltou a ter um crescimento excepcional. Outro fator preponderante para o aumento de usuários foi a entrada de serviços digitais que possuíam grande demanda como a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e) e a ampliação do RG Expresso.

O SAC Digital obteve 121 mil novos usuários no mês maio, e não parou mais de crescer, desde então. No mês de junho foram 198 mil, enquanto julho foi registrado um total de 281 mil cadastrados, agosto (341 mil) e setembro (345 mil). Com uma média de aproximadamente 300 mil cadastrados por mês, nos últimos quatro meses, a plataforma chegou a casa dos 2 milhões de usuários. A quantidade total de atendimentos também caminha para chegar ao número de 2 milhões.

O secretario da Administração, Edelvino Góes, contou que a decisão de reforçar os serviços digitais ocorreu antes da pandemia chegar ao país. “Decidimos aumentar a oferta de serviços digitais, no mês de dezembro do ano passado, quando ainda não sabíamos que a que a Covid-19 chegaria ao Brasil. Pensávamos em modernizar o estado para oferecer mais conforto, comodidade e praticidade para os baianos. Mas o SAC Digital acabou também sendo uma solução extremamente importante para o período da pandemia. Conseguimos minimizar os impactos para a população, oferecendo serviços essenciais pela plataforma, com atendimento 100% digital, ou por agendamento nos postos físicos, evitando aglomerações”, explicou Góes.

Para Samuel Araújo, diretor executivo da Prodeb, essa marca alcançada pelo SAC Digital confirma que o estado está fortalecendo a ideia de governo digital, colocando os serviços públicos à disposição da população, de maneira mais prática e segura. “Seguimos no propósito de facilitar a vida dos usuários dos serviços públicos e isso começa com a oferta, cada vez maior e diversificada, de serviços públicos nos ambientes virtuais”, comentou Araújo.

O SAC Digital possui metas audaciosas, com entrada de novos serviços mensalmente. O plano é oferecer a maior quantidade de serviços digitais, sem que os usuários precisem se deslocar até uma unidade física do SAC. Entre os já ofertados estão o RG Expresso, que o cidadão solicita pela plataforma e vai ao posto apenas para retirar o documento já pronto. O CRLV-e é outro bom exemplo, os proprietários de veículos conseguem baixar o documento pelo SAC Digital, sem precisar sequer ir a unidade para retirá-lo. Em breve a plataforma vai oferecer a Carteira Digital de Trânsito. Os motoristas poderão fazer o upload da CNH Digital e portá-la no celular, além de outros serviços relacionados como acesso para pagamento de multas.

Mulher revela que Ivete Sangalo salvou criança de afogamento em Praia do Forte

Uma mulher revelou nas redes sociais que a cantora Ivete Sangalo salvou seu sobrinho de um afogamento. O ato da artista teria ocorrido no último sábado (24/10),...

TCA em Casa divulga programação da última semana de outubro

Fechando o mês de outubro, o Teatro Castro Alves (TCA) segue em seu ‘TCA em Casa’. A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e...

Museu Geológico da Bahia realiza 22ª edição da Semana da Criança

A 22ª edição da Semana da Criança, evento anual promovido pelo Museu Geológico da Bahia (MGB), que ocorre entre os dias 26 e 28 outubro, terá programação...

Secult lança prêmio para Pontos de Cultura pelo Programa Aldir Blanc Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) lança, nesta quarta-feira (21), mais um edital do Programa...