Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Adab fiscaliza revendas agropecuárias antes da II Etapa da Campanha contra Febre Aftosa

Para organizar e manter em bom estado de conservação os estoques de vacina contra a Febre Aftosa, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) intensifica a fiscalização em revendas de produtos agrícolas, com vistas à preparação para a II Etapa da Campanha de Vacinação, que acontece no mês de novembro na Bahia para bovinos e bubalinos de zero a 24 meses.

Uma das equipes percorreu os 18 municípios do Território Semiárido Nordeste II, finalizando o inventário da primeira etapa da Campanha que, excepcionalmente esse ano, aconteceu, ao invés de trinta, sessenta dias corridos durante os meses de maio e junho, por conta das dificuldades de logística em meio à pandemia do Covid-19 que provocou o fechamento de diversas cidades baianas, no período da vacinação. “Apesar das adversidades, mais de 93% do rebanho baiano foi imunizado e a segunda etapa da Campanha já está sendo estruturada”, destaca o diretor-geral da Adab, Maurício Bacelar.

Mais de 30 lojas da região foram visitadas, quando os fiscais observaram a temperatura dos refrigeradores, a validade dos produtos quimioterápicos e o acondicionamento dos estoques de vacina.

Três mil doses foram recolhidas e cinco lojas autuadas, outras duas multadas por apresentar inconformidades com a legislação vigente. As doses foram destruídas por estarem com o prazo de validade vencido.

“Manter produtos vencidos em estoque e dentro da geladeira, sem que a Adab seja informada com antecedência sobre o motivo, implica em desobediência à legislação sanitária”, atesta o técnico em fiscalização, Nourivaldo Cruz.

Para Regys Cabral, também técnico da Adab, as visitações são fundamentais para a saúde pública. “Desenvolvemos as atividades de prevenção para que os criadores adquiram produtos de qualidade e a imunização seja eficaz”.

“A fiscalização vai prosseguir durante todo o mês de outubro para que, a partir do dia 01 de novembro, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, aconteça em todo o território baiano”, avisa o coordenador do PNEFA-Ba (Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa), José Neder.

GRAÇA: Mulher tem carro roubado em bairro nobre de Salvador

Uma mulher teve seu carro roubado em frente a um condomínio localizado na rua 8 de dezembro, no bairro da Graça, em Salvador. A...

PF cumpre mandados após denúncia feita pela prefeitura de Vitória da Conquista

A Polícia Federal, em trabalho conjunto com a ControladoriaGeral da União, deflagra hoje (25/4) a Operação DROPOUT, cujo objetivo é a desarticulação de uma...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

GRAÇA: Mulher tem carro roubado em bairro nobre de Salvador

Uma mulher teve seu carro roubado em frente a um condomínio localizado na rua 8 de dezembro, no bairro...
Fundação Jose Silveira

GRAÇA: Mulher tem carro roubado em bairro nobre de Salvador

Uma mulher teve seu carro roubado em frente a um condomínio localizado na rua 8 de dezembro, no bairro...

PF cumpre mandados após denúncia feita pela prefeitura de Vitória da Conquista

A Polícia Federal, em trabalho conjunto com a ControladoriaGeral da União, deflagra hoje (25/4) a Operação DROPOUT, cujo objetivo...

LEM: Incêndio de grandes proporções atinge depósito de material reciclável

Um incêndio de grande proporção atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado....

Homem recebe mais de 15 tiros em bar no Caji e crime pode ter sido motivado por homofobia

Um homem de 34 anos recebeu mais de 15 tiros em um bar, no bairro de Caji, em Lauro...