Ações garantem acesso à alimentação durante pandemia

Nesta sexta-feira (16), é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, data que marca, em 2020, os 75 anos de fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). O momento visa ressaltar a importância de fomentar o acesso ao direito humano à refeição adequada.

Em Salvador, este é um dos compromissos assumidos pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). A pasta tem realizado ações contínuas, que foram ampliadas e intensificadas durante a pandemia do coronavírus, para garantir a segurança nutricional das pessoas em vulnerabilidade e risco social.

Além do Restaurante Popular Cuidar de São Tomé de Paripe, que, diariamente, oferece alimentação saudável às pessoas mais carentes, foi inaugurado o Restaurante Popular Pau da Lima para ampliar a oferta dos serviços e contribuir para minimizar os impactos causados pela Covid-19. Até o momento, mais de 605 mil refeições foram entregues gratuitamente durante este período do novo coronavírus – antes, eram disponibilizados com o valor simbólico de R$ 1.

Outros três pontos de distribuição de alimentos foram disponibilizados de abril a setembro, voltados principalmente para a população em situação de rua. Eles foram instalados na Barroquinha, Itapuã e Estacionamento São Raimundo (Politeama).

A secretária da Sempre, Juliana Portela, destaca a importância das políticas públicas para garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA). “Contribuir para promoção da alimentação adequada e segura às pessoas mais carentes é um compromisso social para reduzir, cada vez mais, o número de pessoas vulneráveis à fome”, afirma.

Demais iniciativas – A Prefeitura distribuiu, ainda, mais de 250 mil cestas básicas por mês. Os alimentos foram destinados para pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, inscritas no Cadastro Único e que não receberam benefício semelhante do município.

Dentre outras iniciativas já realizadas estão as hortas comunitárias nos equipamentos socioassistenciais, palestras educativas sobre aproveitamento integral dos alimentos e orientação nutricional. A ampliação do Prato Amigo, através da parceria firmada com a Associação Baiana de Supermercados (Abase), tem permitido quadruplicar as doações de alimentos a entidades carentes.

Além disso, iniciativas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) como o aproveitamento integral dos alimentos e o Amamentar Sempre também são realizadas continuamente nas unidades socioassistenciais da Prefeitura.

“É importante continuar promovendo ações para assistir às pessoas em situação de vulnerabilidade socionutricional no município”, diz o coordenador da Cosan, Gabriel Falcetta.

TCA em Casa divulga programação da última semana de outubro

Fechando o mês de outubro, o Teatro Castro Alves (TCA) segue em seu ‘TCA em Casa’. A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e...

Museu Geológico da Bahia realiza 22ª edição da Semana da Criança

A 22ª edição da Semana da Criança, evento anual promovido pelo Museu Geológico da Bahia (MGB), que ocorre entre os dias 26 e 28 outubro, terá programação...

Secult lança prêmio para Pontos de Cultura pelo Programa Aldir Blanc Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) lança, nesta quarta-feira (21), mais um edital do Programa...

“Tomo sempre banho antes e depois de transar”, diz Xuxa

Xuxa Meneghel revelou no livro “Memórias”, lançado em setembro, que ainda sofre com os traumas por causa dos abusos sexuais que sofreu quando era criança. As informações...