“Operação Carbono 14” combate a adulteração de combustível na região de Morro do Chapéu

Uma força-tarefa composta pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil da Bahia (PCBA), Polícia Militar da Bahia (PMBA), Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e Agência Nacional de Petróleo (ANP), deflagrou, nesta quarta-feira (21/10), a Operação Carbono 14 que fiscalizou postos de combustíveis na cidade de Morro do Chapéu, distante 400 quilômetros de Salvador.

O objetivo principal da operação foi fiscalizar os estabelecimentos comerciais após denúncias de venda de combustível adulterado. Na ação também foram apuradas o cometimento de possíveis infrações administrativas.

A investigação teve início após diversas reclamações de moradores da cidade que tiveram prejuízos financeiros em razão de defeitos mecânicos apresentados nos veículos logo após o abastecimento efetuados nos postos de Morro do Chapéu.

Uma viatura da polícia civil, além do carro do delegado e do escrivão também apresentaram problemas como perda da capacidade de arranque e falhas de ignição. Foi constatado que os danos apresentados nos automóveis decorriam de combustível adulterado utilizado no abastecimento.

Diante da situação, a força-tarefa iniciou às incursões e as equipes fiscalizaram os postos instalados no município e na rodovia estadual BA 052. Em três deles foi detectado probabilidade de adulteração.

Amostras de gasolina e etanol foram coletadas e serão analisadas em laboratório para verificar se o combustível atende aos padrões exigidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Durante as atividades foram detectadas pela ANP irregularidades administrativas e multas foram aplicadas aos responsáveis. Os valores das multas oscilaram em torno de 35.000 reais.

As diligências prosseguem no curso do inquérito policial que encontra-se sob investigação na Delegacia de Polícia Civil.

Desemprego recua para 13,9% no 4º trimestre, segundo o IBGE

O desemprego recuou para 13,9% no quarto trimestre de 2020, depois de atingir 14,6% no trimestre anterior. Mas a taxa média de desocupação para o ano passado...

Covid-19: Alberto Braga quer instituir atividade religiosa como essencial

O vereador Alberto Braga apresentou um projeto de lei que institui a atividade religiosa como essencial para a população de Salvador. De acordo com o líder do...

Juiz nega pedido de prisão de acusado de hackear autoridades

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, negou hoje (25) pedido de prisão de Walter Delgatti, um dos investigados pela invasão dos celulares de...

“Ambulante insinuou que guarnição iria colar algo de ilícito no interior do carrinho de balas”, diz PM

Em nota enviada ao Informe Baiano, o Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar (DCS-PM) esclareceu a ocorrência envolvendo um vendedor ambulante, que foi preso na noite...