Prefeitura já realizou 1.547 mamografias durante o Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já realizou 1.547 mamografias durante o Outubro Rosa, mês alusivo ao combate e detecção do câncer de mama. Desde o início do mês, a Prefeitura intensificou a realização do exame em 16 hospitais, clínicas e unidades de saúde espalhadas pela cidade. A campanha inclui ainda a oferta de 35 ultrassonografias da mama e transvaginais, que estão sendo realizadas, diariamente, no Hospital Municipal de Salvador (HMS) para os distritos sanitários de Itapuã, Cajazeiras e Pau da Lima.

Segundo a subcoordenadora da Rede de Atenção à Saúde Materno Infantil da SMS, Michele Sacramento, a mamografia de rastreamento é exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama e deve ser realizado na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. “Aproveitamos o Outubro Rosa, momento em que a doença tem mais visibilidade, para alertar que é preciso se cuidar o ano inteiro. As mulheres precisam ficar atentas e tratar da saúde das mamas, entendendo que diagnóstico precoce é fundamental para alcançar a cura da doença”, disse.

Ela lembrou que mulheres que tem histórico familiar de câncer de mama, apresentem alteração na ultrassonografia ou tenham algum sinal na mama também devem fazer o exame, independente da idade. As mamografias estão sendo ofertadas nos hospitais Aristides Maltez, Santa Izabel, Santo Antônio, Edgar Santos, Clinica de Imagem Diagnose, Clínica Ser e Clínica Ultraprev.

Para agendamento do exame, as mulheres devem buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa, com a solicitação médica, Cartão SUS e RG. Já as ultrassonografias realizadas no Hospital Municipal de Salvador (HMS) têm como público alvo os distritos sanitários de Itapuã, Cajazeiras e Pau da Lima.

Os atendimentos acontecem de segunda a sábado, no turno da manhã, e terças e quintas-feiras, pela tarde. A mulher que tiver interesse no serviço deve se dirigir à UBS mais próxima para realizar a marcação através do sistema Vida +. Além dos exames clínicos, a realização do autoexame também aumenta a chance do diagnóstico precoce do câncer de mama. O procedimento pode ser feito em casa e, para isso, basta que a pessoa em pé, em frente ao espelho, busque por sinais como o aparecimento de secreções, nódulos ou mudanças na textura dos seios.

Casos fatais – Na capital baiana, o câncer de mama já vitimou 178 mulheres de janeiro a setembro de 2020. O número representa uma redução em 35% na quantidade de óbitos em comparação ao mesmo período do ano passado, quando 276 pessoas faleceram em decorrência de complicações da doença. Entre janeiro e agosto deste ano, a SMS realizou 93 mil exames de mamografia. Desse montante, 62 mil foram agendados e apenas 34 mil mulheres (54%) compareceram para realizar efetivamente o procedimento.

Bahia registra 3.118 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.118 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 2.902 recuperados (+0,8%). Dos 406.189 casos confirmados desde o...

Teste rápido para HIV em 120 postos de saúde de Salvador

Adultos de 20 a 29 anos, majoritariamente do sexo masculino e cor parda são as principais características do perfil de pacientes diagnosticados positivos para Aids em Salvador....

Anvisa inicia inspeção de fabricação de vacinas na China

Uma equipe de inspetores, designados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já está na China em missão para vistoriar as empresas Sinovac e Wuxi Biologics, envolvidas...

Bahia registra 1.652 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.652 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.857 recuperados (+0,5%). Dos 403.071 casos confirmados desde o...