“Precisamos fazer a roda da economia girar na área cultural de Salvador”, declara Olívia durante encontro com o segmento da cultura

Artistas, cantores, produtores, políticos e amantes da cultura participaram, nesta sexta-feira (23), do encontro “A Cultura Abraça Olívia”. Na ocasião, foi lançado um manifesto com as principais propostas da candidata da coligação “Experiência, Amor e Raça” (PCdoB/PP) para a área cultural.

Durante o evento, Olívia destacou, de forma emocionada, a necessidade de transformar a política cultural da capital baiana. “Precisamos fazer a roda da economia girar na área cultural de Salvador. Já passou da hora da cidade ter uma nova perspectiva nesse segmento, quebrando esse jejum. É preciso que o investimento na área cultural seja democrático, para que a cidade se enxergue como ela realmente é”, declarou.

Candidato a vice-prefeito, Joca Soares reforçou que Salvador vai “reconhecer em Olívia uma mãe, uma mulher capaz de transformá-la em uma cidade igual para todas e todos. Foi isso que trouxe o nosso partido, o partido do vice-governador João Leão, para essa composição de chapa. Vejo em Olívia tudo o que Salvador almeja”.
O cineasta Cláudio Marques, por sua vez, ressaltou que Olívia é a única candidata com a possibilidade de revolucionar a cidade “Precisamos transformar a cidade, através da cultura, da arte e da educação. Estamos perdendo a memória de Salvador. Precisamos lutar para que a cidade tenha essa história guardada”, afirmou.
A produtora cultural Irá Carvalho lembrou da admiração pela candidata. “Por mim, você já é a prefeita de Salvador. Se não mudarmos esse jogo, não vamos conseguir a renovação. Quero mais pessoas como eu na produção e nas demais áreas da cultura. Você é a mais preparada Olívia!”, destacou.

Também presente no encontro, o ator Luís Salém explicou que, apesar de não ser soteropolitano, fez a transferência de seu título eleitoral para Salvador com o intuito de contribuir com a mudança da cidade. “Eu amo as pessoas de Salvador, o jeito de ser, de pensar. Tenho certeza que você, Olívia, vai estimular os jovens no acesso à cultura. É importante incentivar as pessoas para produzir e consumir cultura”.

A cantora Márcia Short lembrou da trajetória e experiência de Olívia na política. “Minha história com Olívia vem de muito tempo, então eu posso falar da competência, do comprometimento, da experiência política indiscutível que ela tem. É preciso ter a coragem para devolver à cultura negra o lugar e tudo o que foi extraído dela. Somos nós que fomentamos a cultura de Salvador desde sempre”, lembrou.

O músico Aroldo Macedo ressaltou que “Olívia tem uma visão de todos os setores, não somente da música, para poder trabalhar e criar mecanismos de incentivo. Por toda trajetória de vida e pela pessoa que é, além de competência para chegar e um coração bom.”.

Além da presença de alguns artistas, seguindo todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde, o encontro contou com a participação virtual das deputadas federais Alice Portugal e Jandira Feghali, com vídeos de apoio do cantor Gilberto Gil, da cantora Luedji Luna e da candidata a prefeita de Porto Alegre Manuela D’Ávila.

Também marcaram presença na atividade: o coordenador da Bancada do Feijão “Eu quero ela”, Arizinho; o presidente estadual da UNEGRO, Eldon Neves; os representantes do Bloco Alvorada, Vadinho e Alaíde França; Ivan Uol, do Jam no MAM; Adailton Poesia; Aroldo Macedo; Ziati, da banda Panteras Negras; Mestre Macumba (capoeira); o produtor Raimundo Lima; a produtora Fernanda Bezerra; e as cineastas Solange Lima e Daiane Rosário.

Dentre as propostas apresentadas pela candidata estão a garantia de uma política anual de editais de fomento, a transformação de Salvador em Polo Internacional de Inovação e Cultura Popular, a integração entre cultura e políticas para as mulheres, população e negra e juventude, entre outras.

Água potável e saneamento transformam a vida dos moradores da zona rural da Bahia

Com o objetivo de proporcionar o atendimento ao direito humano fundamental de acesso à água em quantidade e qualidade, o Governo do Estado tem ampliado o acesso...

Dois são mortos dentro de carro no CIA Aeroporto

Dois jovens foram assassinados no final da tarde desta terça-feira (24/11), na região do CIA, na cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador. De acordo com a...