Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

TCA em Casa divulga programação da última semana de outubro

Fechando o mês de outubro, o Teatro Castro Alves (TCA) segue em seu ‘TCA em Casa’. A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e dá acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgata memórias e compartilha informações. Destaque para a abertura das inscrições da 3ª edição dos Cursos de Música do TCA na Quarentena e mais uma edição do ‘Voltando aos Palcos’ com o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).

A cantora Ayá teria feito o show ‘PRÉ TRÁ TRÁ’, acompanhada de quarteto de cordas com integrantes do Neojiba, no primeiro semestre deste ano, na Sala do Coro do TCA. Com a suspensão da programação, a apresentação ocorrerá futuramente, mas a ‘Terça da Música’, em sua versão digital, adianta um gosto do trabalho, exibindo videoclipe da música ‘Melanina’, no dia 27 de outubro (terça-feira), ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA.

A cada 15 dias, o BTCA e a Osba estreiam um novo espetáculo dentro do projeto ‘Voltando aos Palcos’, que marca o primeiro passo na retomada do uso dos palcos do TCA. ‘Pés a Pés’, terceira montagem desta série, homenageia os griôs tropicalistas numa coreografia dos dançarinos Jai Bispo e Paullo Fonseca, acompanhados de quinteto de cordas da Osba: José Fernandes e João Campos (violinos), Thiago Neres (viola), Luiz Daniel Sales (violoncelo) e Gabriel Couto (contrabaixo).

Na abertura do programa do dia, pílula cênica será protagonizada pela dançarina Dina Tourinho, ao som do violino de José Fernandes. A obra inédita terá transmissão ao vivo no canal do YouTube do TCA e na TVE Bahia, no dia 30 de outubro (sexta-feira), às 20h40.

BTCA

As tradicionais aulas abertas da companhia oficial de dança seguem na virtualidade. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea, de segunda a quinta, sempre às 14h30, voltadas a pequenos grupos de pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança.

Nesta semana, no dia 29, uma aula especial de Profilaxia do Movimento será com a professora convidada Márcia Pinheiro, dançarina e coreógrafa, formada pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, primeira bailarina do Ballet Jovem do Estado da Guanabara de 1969 a 1973, e que já ministrou aulas na Universidade Federal da Bahia (Ufba), na Escola de Danças Maria Olenewa, no Corpo de Baile das cidades de Niterói e Rio de Janeiro, na Companhia Deborah Colker e Centro de Dança Deborah Colker. Para completar, o ‘BTCA Movimenta Home Office’ mantém sua prática de alongamento semanal, nas segundas, às 19h.

Osba

A programação da Osba em seu ‘#OSBAFLIX – Especial Quarentena’, uma série de conteúdos que levam sua música e experiência para a internet, apresenta duas ações no dia 28 (quarta-feira), data em que será publicado, em suas redes sociais, mais um vídeo do ‘Abraço da Osba’, que desta vez prestará homenagem à cantora e compositora baiana Margareth Menezes, que completa 58 anos neste mês. O vídeo musical traz músicos da Osba interpretando um trecho de ‘Dandalunda’, composição de Carlinhos Brown, mas que se tornou sucesso na voz de Margareth.

E, às 19h, em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (LAF) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), o ‘Cineclube Osba’ debate o documentário brasileiro ‘Torre das Donzelas’ (2018), de Susanna Lira. O bate-papo terá a presença da própria diretora, ao lado de Flávia Tygel, compositora da trilha musical do filme; Guilherme Maia, professor e pesquisador em música para cinema e coordenador do LAF; e Ygor Ghensev, violoncelista da Osba e compositor de trilhas musicais para filmes.

A Academia Virtual da Osba, que teve início em setembro com 84 alunos de todo o Brasil, realiza masterclasses sobre instrumentos abertas ao público nos meses de outubro e novembro. Serão oferecidas 80 vagas gratuitas para cada instrumento, com aulas realizadas pelos músicos da Osba, via plataforma de videoconferência Zoom. É necessária a inscrição prévia.

Cursos de música

Diante dos protocolos de segurança impostos pela pandemia da Covid-19, o TCA transferiu para o ambiente digital os seus cursos de iniciação ao universo da música sinfônica. Desde maio, duas edições foram realizadas, atendendo mais de 500 pessoas de diversas cidades da Bahia e do Brasil. Agora, será aberta uma nova temporada de ensino a distância para interessados em adentrar neste mundo – não é necessário conhecimento prévio. O propósito é justamente de introdução à apreciação musical e à prática de instrumento.

São oferecidas três turmas, com duas aulas semanais cada, totalizando 185 vagas: ‘A linguagem musical da orquestra sinfônica’, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; ‘Grandes compositores da música clássica’, com Karina Martins Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e ‘Iniciação a flauta doce’, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30 – os três professores são músicos vinculados à Osba.

Promovidos em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado (Funceb), os cursos têm encontros ao vivo, através da plataforma Zoom. A trajetória terá duração de um mês, com aulas realizadas no período de 16 de novembro a 18 de dezembro. Os interessados devem garantir vaga, por ordem de inscrição, entre os dias 26 e 30 de outubro (até 19h), por meio de preenchimento de formulário disponível no site do TCA.

Prédio em construção pega fogo em Recife e imagens mostram chamas imensas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Imagens postadas em...

Tiroteio e morte na Avenida Luís Eduardo Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) apreenderam uma arma de fogo e munições, além de recuperarem um veículo com restrição de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Prédio em construção pega fogo em Recife e imagens mostram chamas imensas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Prédio em construção pega fogo em Recife e imagens mostram chamas imensas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta...

Tiroteio e morte na Avenida Luís Eduardo Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) apreenderam uma arma de fogo e munições, além de recuperarem...

PM resgata aves silvestres e prende homem com drogas e munições em Seabra

Na manhã de quinta-feira (28), durante a 22ª edição da Operação Força Total, policiais militares da Companhia Independente de...

Economia: Produtores de 16 estados poderão renegociar dívidas do crédito rural

Produtores de 16 estados afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços agrícolas poderão renegociar dívidas do crédito...