Na Chapada Diamantina, PRF apreende quase 500 sacos de carvão vegetal transportado ilegalmente

Em duas ocorrências distintas, policiais rodoviários federais apreenderam 466 pacotes de carvão vegetal sem licença ambiental válida. Os flagrantes aconteceram na tarde desta sexta-feira (30) em trechos dos municípios de Ibitiara e Oliveira dos Brejinhos, na Região da Chapada Diamantina.

O primeiro registro se deu por volta das 16h30, após abordagem a um caminhão baú M.Benz/L 608, conduzido por um homem de 22 anos. A ação ocorreu na altura do quilômetro 470, em Ibitiara (BA).

Ao conferirem o compartimento de carga, os agentes encontraram 166 sacos do carvão sem o Documento de Origem Florestal – DOF, obrigatório para o transporte desse tipo de produto.

Já por volta das 17h, no km 515 da BR 242, em Oliveira dos Brejinhos (BA), os PRFs apreenderam mais 300 sacos do produto. O material foi encontrado em um estabelecimento comercial situado às margens da rodovia.

Vale salientar que a falta de apresentação do DOF válido para o transporte de produto florestal é considerado crime ambiental, previsto no artigo 46 da lei 9.605/98 – com pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa.

Nos dois casos, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO e os responsáveis também se comprometeram a comparecer em audiência da Justiça Criminal para que possam responder por suas condutas.

Os pacotes de carvão permanecerão retidos na unidade policial em Seabra e ficará à disposição dos órgãos ambientais. Foi solicitado que todo o material seja destinado para famílias carentes em situação de vulnerabilidade social.

Travesti esfaqueia ladrão na Boca do Rio

Um ladrão se deu mal na noite deste domingo (28/02), no bairro da Boca do Rio, em Salvador. De acordo com um leitor em contato com o Informe...

Na luta contra a Covid-19, Adolfo suspende todas as atividades na ALBA

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes seguiu a determinação do governador Rui Costa e decretou hoje (28/02) a suspensão de todas...

Geraldo decide suspender expediente presencial na Câmara de Salvador por 48h

Diante da grave crise com o aumento do número de mortes na Bahia, o presidente da Câmara de Salvador, vereador Geraldo Júnior (MDB), publicará no Diário Oficial...

Operação prende dois por furto de energia em Sobradinho

Três pessoas foram presas no povoado Correnteza, zona rural de Sobradinho, durante a Operação Força do Rio, deflagrada, na sexta-feira (26), pela 17a Coordenadoria Regional de Polícia...