Espetáculos, oficinas e seminário propõem reflexão sobre equidade de gênero e raça

Espetáculos, oficinas e seminários vão promover uma reflexão sobre equidade de gênero e raça. O ciclo de eventos culturais e acadêmicos será realizado a partir de sexta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A programação segue por 16 dias simbolizando a campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. As atividades, promovidas pelo Grupo Educacional ACBEU em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, são gratuitas e online.

O grupo Performáticos Quilombo vai abrir a programação com uma apresentação musical que reúne em seu show diferentes linguagens artísticas, como poesia, teatro, grafitismo e dança. O espetáculo mistura elementos da cultura afro-brasileira e afro-americana com forte influência do ritmo dos terreiros.

- publicidade -

De acordo com Antônio Soares, diretor do “Performáticos Quilombo”, o grupo afro pop nasceu impulsionado pela necessidade de provocar reflexões sobre as contribuições artísticas e culturais de raízes afrodescendentes. “Um grito de resistência poético, forte e doce, que foi comunicado como um sopro de vento, através de um sonho lindo. Somos apenas mensageiros dessa sinalização!”, pontua o artista. O espetáculo será apresentado na sexta, 20, Dia da Consciência Negra, às 19 horas, no canal da ACBEU no YouTube (youtube.com/acbeubahia).

Uma oficina promovida na sexta, 27, às 17 horas, vai ensinar a produzir a boneca Abayomi, que é símbolo de resistência. De acordo com a tradição, as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias para fazer as bonecas para seus filhos durante o transporte de escravos entre a África e o Brasil. O presente servia como amuleto de proteção.

Durante a oficina, os participantes vão aprender ao estilo Maker, mão na massa, como fazer sua própria Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá. Sem costura e com apenas nós e tranças, as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz e boca para favorecer a diversidade e reconhecimento de múltiplas etnias africanas.

O tradicional seminário promovido pelo Grupo Educacional ACBEU, em parceria com a Missão Diplomática dos EUA e que reúne professores de língua inglesa de diversas cidades do Nordeste, esse ano será realizado remotamente , por conta das limitações impostas pela pandemia. “Sendo promovido pela internet, o seminário será mais acessível, ampliando o seu alcance e fomentando ainda mais o ensino da língua inglesa”, pondera a superintendente do Grupo Educacional ACBEU Athiná Leite. Em adesão à campanha 16 Dias de Ativismo, o evento propõe uma reflexão sobre o papel do professor na promoção da igualdade de gênero. “O seminário está sempre conectado com temas contemporâneo. A discussão desse ano será uma oportunidade para os docentes de inglês reflitam e se conscientizem sobre como podem abordar o tema em sala de aula, contribuindo para a promoção da igualdade de gênero”, explica Adriana Rupp, coordenadora geral do Programa de Inglês da ACBEU.

O espetáculo Medeia Negra encerra a programação, no dia 11 de dezembro, às 19 horas, como uma releitura da tragédia grega. A personagem é interpretada pela atriz Márcia Limma, que desconstrói o mito para convocar as mulheres à retomada do poder. A peça, dirigida por Tânia Farias, revela outras possíveis leituras da história imposta pelo patriarcado como uma metáfora das mortes que as mulheres negras são obrigadas a carregar. Cânticos negros de libertação são evocados durante a apresentação. A peça ficará disponível até domingo, 12, no canal da ACBEU no YouTube (youtube.com/acbeubahia).

Programação

Espetáculo Performáticos Quilombo
Data: sexta-feira, 20, às 19 horas

O Afro Pop “Performáticos Quilombo” se define pela fusão de culturas promovida pela integração de múltiplas linguagens artísticas. Em cena, elementos da cultura afro-brasileira e afro-americana se misturam para uma experiência pluri-artística e afro-referenciada. Ao longo do espetáculo, dança, grafitismo, poesia, teatro e música levam ao espectador uma fusão de temas, cores e sons inspirados nas duas culturas diaspóricas.

Oficina Abayomi
Data: sexta-feira, 27, às 17 horas
Nesta web session, colocaremos a mão na massa, ao estilo Maker, para a confecção das bonecas abayomis! Elas são símbolo de resistência e valorização da cultura afro. Ao final da oficina, teremos uma narrativa de um conto africano, evidenciando os significados de abayomis: “encontro precioso”.

ACBEU TEFL Seminar
Data: sexta-feira, 4 de dezembro, das 9 às 17 horas
O Grupo Educacional ACBEU realizará, em parceria com a Missão diplomática dos EUA, o já tradicional seminário da instituição, que será pela primeira vez em versão online. O evento acontecerá dentro do período dedicado ao 16 Days of Activism e, para celebrar a ocasião, o tema escolhido este ano é: “The Language Teacher’s role in promoting Gender Equity”. Uma oportunidade para que os profissionais de Ensino da Língua Inglesa aprofundem suas reflexões e discussões sobre o seu papel como educadores na promoção da equidade de gênero em suas aulas.

Inscrição: https://bit.ly/inscricao-tefl-seminar-2020

Espetáculo Medeia Negra
Data: sexta-feira, 11 de dezembro, às 19 horas
Medeia é vista, por nós, como a fundação de uma exclusão fundamental: a invisibilização da voz feminina. Sob o nome de “bárbaro” se justifica o exílio e a divisão do mundo entre civilização e barbárie. A peça vai então revelar, para o público, outras possíveis leituras do mito. É uma montagem que não desenvolve propriamente uma história ou um drama, no sentido aristotélico do termo. A história imposta pelo patriarcado é uma metáfora das mortes que as mulheres negras são obrigadas a carregar. Ela nos serve, aqui, como um mito de referência. No tempo passado, presente e futuro, a personagem desconstrói o mito para convocar as mulheres à retomada do poder. A ancestralidade e a evocação aos cânticos negros de libertação disparam um embate entre público e personagem sobre as reflexões levantadas.

Salvador: prazo final do PPI 2020 termina nesta sexta-feira (27)

Os contribuintes que ainda não aderiram ao novo Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) em Salvador devem se apressar: o prazo termina à meia-noite desta sexta-feira (27), e...

Fornecedor de drogas do CV que abastecia Salvador e mais 5 cidades é localizado

Um traficante responsável pelo fornecimento de drogas para os municípios baianos de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Fátima, Valente e Conceição do Coité foi localizado, na noite...

“Operação Salva Beca” beneficia Palhinha e Felipe Lucas

Terceiro suplente pelo Democratas na eleição desse ano, o vereador Beca é prioridade máxima para o prefeito eleito Bruno Reis, que articula para reconduzir o fiel escudeiro...

Operação da DT de Carinhanha prende quatro estupradores

Uma operação deflagrada pela Delegacia Territorial (DT) de Carinhanha, distante 784 quilômetros de Salvador, nas primeiras horas desta terça-feira (24), resultou na captura de quatro homens envolvidos...