9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia abre período de adesão das escolas estaduais

As escolas da rede estadual de ensino interessadas em participar da 9ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), que acontecerá de 23 a 26 de fevereiro de 2021, podem fazer a adesão até o dia 2 de dezembro. Para isso, é necessário preencher um formulário disponível no endereço: https://forms.gle/oDvFbbdTFkuToD3V9. A Feciba visa popularizar e incentivar a Ciência por meio de apresentações de projetos desenvolvidos por estudantes e professores da rede pública. A sua próxima edição será realizada de forma virtual, devido à pandemia do novo Coronavírus.

No formulário, são solicitadas informações básicas, como nome, telefone, e-mail da escola e do gestor. Também devem ser indicados dados referentes aos trabalhos, a exemplo da quantidade de projetos de pesquisa a serem submetidos, quais são as categorias ou áreas escolhidas, modalidade de submissão, número de professores interessados em participar, interesse da escola em realizar uma feira científica virtual e em fomentar Clubes de Ciência virtuais, entre outros. As submissões dos projetos serão feitas no período de 3 de dezembro a 8 de janeiro de 2021.

A Chamada Pública da 9ª Feciba foi lançada virtualmente, na quarta-feira (11), com o tema “Territórios educativos e suas experiências científicas. Os projetos a serem submetidos deverão se enquadrar em uma das seguintes áreas temáticas ou categorias: Ciências Exatas e Engenharia; Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Empreendedorismo, Mundo do Trabalho e Projeto de Vida; Energia e sustentabilidade; Júnior Menor; e Projetos de Pesquisa.

O coordenador executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação, Marcius Gomes, falou do significado da Feciba para a Educação Básica. “A Feciba é um grande movimento que traduz o fazer ciência na Educação Básica e que vem acontecendo mesmo com a suspensão das aulas e das atividades letivas. Ao longo da pandemia, nós observamos a iniciação científica e o protagonismo de estudantes e dos educadores da rede estadual. A realização da feira vai evidenciar isto”, afirmou.

A assessora da diretoria da Educação Integral da Secretaria da Educação do Estado, Patrícia Oliveira Santos, destacou o engajamento das escolas para a adesão à Feciba. “Estamos fazendo este grande convite para o engajamento da comunidade escolar para a adesão e participação das unidades escolares na nossa mostra científica, a partir de uma perspectiva de incentivo aos nossos professores e estudantes que desenvolvem o fazer pedagógico científico de maneira reflexiva, crítica e criativa”.

Para esclarecer dúvidas sobre a Feciba, o gestor deverá entrar em contato com a equipe do Programa Ciência na Escola, através do telefone (71) 3115-9032 ou pelo e-mail feciba@enova.educacao.ba.gov.br.

Pabllo Vittar recebe título de Homem do Ano: “Posso sim!”

Muitos já devem ter escutado: "Agora Pabllo Vittar foi longe demais!". E foi mesmo! A estrela recebeu o título de 'Men Of The Year' (Homem do Ano,...

TCA em Casa divulga programação da primeira semana de dezembro

O Teatro Castro Alves (TCA) anuncia a programação da semana do TCA em Casa, do último dia de novembro aos primeiros dias de dezembro. A agenda online...

Causa da morte de Sean Connery é revelada por autópsia

Quase um mês depois do 'adeus' a Sean Connery, foram divulgados publicamente os relatórios da autópsia que dão conta de qual a causa da sua morte. O...

Última semana para inscrições do Fazcultura 2020

As inscrições para propostas culturais a serem apoiadas pelo Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura) será encerrada na próxima terça-feira (1º). As inscrições podem ser...