Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia abre período de adesão das escolas estaduais

As escolas da rede estadual de ensino interessadas em participar da 9ª edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), que acontecerá de 23 a 26 de fevereiro de 2021, podem fazer a adesão até o dia 2 de dezembro. Para isso, é necessário preencher um formulário disponível no endereço: https://forms.gle/oDvFbbdTFkuToD3V9. A Feciba visa popularizar e incentivar a Ciência por meio de apresentações de projetos desenvolvidos por estudantes e professores da rede pública. A sua próxima edição será realizada de forma virtual, devido à pandemia do novo Coronavírus.

No formulário, são solicitadas informações básicas, como nome, telefone, e-mail da escola e do gestor. Também devem ser indicados dados referentes aos trabalhos, a exemplo da quantidade de projetos de pesquisa a serem submetidos, quais são as categorias ou áreas escolhidas, modalidade de submissão, número de professores interessados em participar, interesse da escola em realizar uma feira científica virtual e em fomentar Clubes de Ciência virtuais, entre outros. As submissões dos projetos serão feitas no período de 3 de dezembro a 8 de janeiro de 2021.

A Chamada Pública da 9ª Feciba foi lançada virtualmente, na quarta-feira (11), com o tema “Territórios educativos e suas experiências científicas. Os projetos a serem submetidos deverão se enquadrar em uma das seguintes áreas temáticas ou categorias: Ciências Exatas e Engenharia; Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Empreendedorismo, Mundo do Trabalho e Projeto de Vida; Energia e sustentabilidade; Júnior Menor; e Projetos de Pesquisa.

O coordenador executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação, Marcius Gomes, falou do significado da Feciba para a Educação Básica. “A Feciba é um grande movimento que traduz o fazer ciência na Educação Básica e que vem acontecendo mesmo com a suspensão das aulas e das atividades letivas. Ao longo da pandemia, nós observamos a iniciação científica e o protagonismo de estudantes e dos educadores da rede estadual. A realização da feira vai evidenciar isto”, afirmou.

A assessora da diretoria da Educação Integral da Secretaria da Educação do Estado, Patrícia Oliveira Santos, destacou o engajamento das escolas para a adesão à Feciba. “Estamos fazendo este grande convite para o engajamento da comunidade escolar para a adesão e participação das unidades escolares na nossa mostra científica, a partir de uma perspectiva de incentivo aos nossos professores e estudantes que desenvolvem o fazer pedagógico científico de maneira reflexiva, crítica e criativa”.

Para esclarecer dúvidas sobre a Feciba, o gestor deverá entrar em contato com a equipe do Programa Ciência na Escola, através do telefone (71) 3115-9032 ou pelo e-mail feciba@enova.educacao.ba.gov.br.

Salvador amplia faixa etária para vacinação contra a dengue nesta terça-feira (23)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador amplia nesta terça-feira (23) a vacinação contra a dengue para o público da faixa etária de...

Pé-de-Meia terá 1,2 milhão de estudantes a mais, anuncia Lula

Pé-de-Meia terá 1,2 milhão de estudantes a mais, anuncia Lula Ricardo Stuckert/PR Lançamento do Acredita: Lula anunciou novidades também para o Pé-de-Meia Além de reestruturar parte...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Salvador amplia faixa etária para vacinação contra a dengue nesta terça-feira (23)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador amplia nesta terça-feira (23) a vacinação contra a dengue para o...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Salvador amplia faixa etária para vacinação contra a dengue nesta terça-feira (23)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador amplia nesta terça-feira (23) a vacinação contra a dengue para o...

Pé-de-Meia terá 1,2 milhão de estudantes a mais, anuncia Lula

Pé-de-Meia terá 1,2 milhão de estudantes a mais, anuncia Lula Ricardo Stuckert/PR Lançamento do Acredita: Lula anunciou novidades também para...

Falso professor é preso em flagrante em universidade federal no interior da Bahia

Um homem foi preso em flagrante suspeito de se passar por um professor da Universidade Federal do Sul da...

Atendimento da Semob para táxi e transporte escolar é retomado nesta terça (23)

Os permissionários de transporte escolar e taxistas de Salvador que estão aguardando atendimento na Coordenação de Transportes Especiais (Cotae),...