Foguete SpaceX segue para estação espacial com quatro astronautas

Um foguete Falcon 9, que transporta a cápsula Dragon com quatro astronautas a bordo, foi lançado com êxito nesse domingo (15) rumo à Estação Espacial Internacional (EEI).

O lançamento ocorreu às 20h27 (00h27 em Lisboa) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (sudeste).

Menos de três minutos depois, a 90 quilômetros de altitude e quando o foguete atingia 7 mil quilômetros por hora, o primeiro nível separou-se, para regressar à Terra e ser reutilizado.

O segundo nível, com a cápsula, prosseguiu viagem, numa trajetória correta, anunciou a SpaceX.

Chamada Resilience, a cápsula deverá chegar às 4h de terça-feira à EEI, na primeira missão tripulada operada pela companhia privada SpaceX, do empresário Elon Musk, e da agência aeroespacial norte-americana (Nasa) a partir de solo norte-americacana.

Três astronautas norte-americanos, Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, e um japonês, Soichi Noguchi, vão demorar um pouco mais de 27 horas para chegar à estação, onde se encontram dois russos e uma norte-americana. Os quatro astronautas deverão ficar seis meses na EEI.

Este primeiro “voo operacional” segue-se à missão de demonstração, realizada entre maio e agosto, durante a qual dois astronautas norte-americanos foram transportados para a EEI e de volta à Terra sem problemas pela SpaceX.

A cápsula Dragon, da Space, é o segundo aparelho atualmente capaz de viajar para a EEI, com a Soyuz russa, que desde 2011 tem transportado todos os residentes da estação, depois do fim do programa do vaivém espacial norte-americano.

Agricultura familiar dá sabor ao São João da Bahia e garante emprego e renda para agricultores

O São João da Bahia tem cheiro e sabor da agricultura familiar. Este ano, as festas continuam suspensas, mas as delícias típicas estão garantidas. A colheita dos...

MP e PM discutem estratégias para coibir guerra de espadas em Cruz das Almas durante o período junino

Os promotores de Justiça André Lavigne, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), Luis Alberto Pereira, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e...

Como os cítricos podem beneficiar a saúde do coração

As doenças cardíacas, incluindo ataques cardíacos e derrames, são a causa de morte mais comum no mundo. E nestas doenças, em específico, os cítricos podem ter um...

Quase 4 toneladas de alimentos são distribuídas pelo PAA em São Sebastião do Passé

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), segue garantindo alimento na mesa das pessoas que mais precisam e renda para os agricultores baianos. Na segunda entrega do...