Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Feira da agricultura familiar virtual, Parque São Bartolomeu e vatapá de fruta pão são destaques no Rural Produtivo

Neste sábado (21), o Rural Produtivo da TVE, celebrando mês da consciência negra, traz uma reportagem sobre o Parque São Bartolomeu em Salvador. O programa foi até Maragojipe conhecer a Associação Beneficente Fé e esperança que produz alimentos oriundos da agricultura familiar. Ainda tem a Feira da Agricultura Familiar, que este ano será totalmente online. E a receita da semana é um vatapá feito com fruta-pão. A exibição será neste sábado, às 14h, com horário alternativo na segunda-feira (23), às 6h30, e na quinta-feira (26), às 20h.

O Parque São Bartolomeu é uma reserva de Mata Atlântica com árvores e pedras do bioma original que fica no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A fauna e flora do local são sagradas para as religiões de matriz africana, mas não é só para a fé que o Parque é importante. Foi nas matas da reserva que viveram os Índios Tupinambás e, tempos depois, elas foram sede do Quilombo do Urubu. No quilombo viveu Zeferina, mulher escravizada protagonista da Batalha de Pirajá, parte da luta pela Independência da Bahia.

A Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária este ano será virtual e irá promover espaços de comercialização dos produtos da agricultura familiar com redes de comércio, cooperativas ou associações, todos oriundo à agricultura familiar, reforma agrária, crédito fundiário, povos e comunidades tradicionais e economia solidária do estado.

A versão online do evento vai reunir maior número de produtos dos diferentes sistemas produtivos. Os internautas contarão com uma Vila do Artesanato e Praça Virtual de Povos e Comunidades Tradicionais, além de uma inovação, o Espaço de Trilhas e Rotas Produtivas Virtuais, que apresentará a riqueza e diversidade do rural baiano.

A Associação Beneficente Fé e Esperança de Maragojipe produz biscoitos de goma, pão e bolo de aipim feitos com insumos da agricultura familiar que são doados para 600 famílias do município, tudo é fabricado na Agroindústria da Agricultura Familiar de Maragogipe. O programa ainda trouxe uma receita de vatapá de fruta-pão com azeite de dendê, cebola, castanha de caju, amendoim e leite de coco.

O Rural Produtivo é uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e pode ser assistido também no site da emissora, no Youtube e no Facebook.

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Fundação Jose Silveira

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...