Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Data marca conscientização sobre cuidados com a prematuridade

Em todo o mundo, 15 milhões de crianças nascem prematuras todos os anos. No Brasil, são, em média, 330 mil bebês ao ano que nascem antes das 37 semanas de gestação. De acordo com o Ministério da Saúde, 11,7% de todos os partos feitos no país ocorrem antes do tempo. Ocupamos a 10ª posição entre as nações onde são registrados mais casos de prematuridade.

Um outro dado, da Organização Mundial de Saúde (OMS), afirma que a prematuridade, em 2019, foi a principal causa de mortalidade em todo o mundo. E para chamar atenção para a causa em todo o mundo e conscientizar a população, o mês de novembro é dedicado à sensibilização para a prematuridade. É o chamado Novembro Roxo.

“A prematuridade é uma das principais causas de mortalidade infantil no país e, por isso, é importante a gente ter um mês de mobilização para orientar a sociedade a respeito de como a gente pode prevenir”, frisa a coordenadora da Saúde da Criança, do Ministério da Saúde, Janini Ginani.

Segundo Janini, a prevenção da prematuridade se inicia antes mesmo da gestação, com o planejamento familiar adequado.

Método Canguru
Aqui no Brasil, o Governo Federal possui uma série de medidas estratégicas para conscientizar sobre a prematuridade. Uma das ações de cuidado que marca o Novembro Roxo é o Método Canguru, um modelo de atenção ao recém-nascido criado para minimizar os impactos no desenvolvimento.

O Método Canguru foi criado pelo pediatra Edgar Rey Sanabria em 1979 em Bogotá, na Colômbia. Ele visa, segundo o Ministério da Saúde, a reduzir o tempo de internação e reinternação no primeiro ano de vida, diminuir as taxas de infecção, favorecer o vínculo parental e incentivar o aleitamento materno.

Um dos principais objetivos do Método Canguru é promover o contato pele a pele precoce e o envolvimento da mãe e do pai nos cuidados com o bebê. O método acolhe o bebê e a família, respeitando as individualidades do recém-nascido e dos pais.

Conheça outras vantagens:

– Melhorar a comunicação da família com a equipe de saúde;

– Desenvolver a confiança dos pais no manuseio do bebê mesmo após a alta hospitalar;

– Aliviar o estresse e a dor do recém-nascido de baixo peso;

– Reduzir o tempo de permanência no hospital; e

– Evitar a perda de calor do bebê.

Além de todos esses benefícios, o método, que salva vidas, tem baixo custo para o sistema de saúde brasileiro, por ser uma tecnologia leve e de baixo valor para a unidade de saúde.

Como é feito o Método Canguru
No método canguru, o bebê é colocado contra o peito dos pais, em posição vertical, em contato pele a pele apenas com a fralda. Esse processo ocorre de forma gradativa, ou seja, inicialmente, a criança é tocada para depois ser colocada na posição canguru. Esse método é feito de maneira orientada e é acompanhado por uma equipe de saúde treinada.

Principais causas que podem contribuir para o parto prematuro
Segundo a coordenadora da Saúde da Criança, do Ministério da Saúde, Janini Ginani, hipertensão materna (pressão alta) e infecções são causas que podem levar ao parto prematuro.

“Todas essas questões podem ser identificadas, encaminhadas e tratadas para que evitem aí uma prematuridade. Algumas outras questões não são necessariamente evitáveis, por exemplo, a gestão de gêmeos. Então, essas mulheres devem ser encaminhadas para serviços de referência de gestação de alto risco”, completa Janini Ginani.

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...