Lançada licitação para obras de implantação de 23 Sistemas de Abastecimento de Água na região de Caetité

A Secretaria de infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), através da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), lançou esta semana a licitação para contratação de empresa que fará a execução das obras de implantação de 23 Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) com serviço social na área de abrangência da Central de Caetité, envolvendo os municípios de Dom Basílio, Ituaçu, Macaúbas, Malhada, Mortugaba, Paratinga, Riacho de Santana, Rio de Contas, Tanque Novo, Urandi e Caetité. Os sistemas atenderão 65 localidades, beneficiando cerca de 11 mil habitantes.

As propostas deverão ser entregues na Comissão Permanente de Licitação – CPL da CERB, até às 10 horas do dia 18/12/2020 acompanhadas de Declaração. Mais informações em licitacoescerb.ba.gov.br .

As Centrais de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento compõem um modelo de associações civis, sem fins lucrativos, que atuam na área do saneamento rural, com o objetivo de garantir a operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário, proporcionando melhoria na qualidade de vida da população rural, via gestão compartilhada com associações comunitárias que possuam sistemas de água e esgoto. Um dos principais benefícios deste modelo é a garantia de gestão profissionalizada dos sistemas rurais, atrelada a distribuição de água tratada e o aumento da vida útil dos sistemas de abastecimento.

“Este é um modelo de gestão viável que fortalece o saneamento rural melhorando a qualidade de vida da população atendida com a redução das doenças de veiculação hídrica, a preservação dos mananciais, o fortalecimento das associações, além do resgate da cidadania e a consciência ambiental. O Governo da Bahia, através da SIHS, pretende expandir esse modelo e iniciou essa expansão com a fundação da Central Caetité. A perspectiva é de que até o final de 2021, dez mil ligações de água sejam implantadas em 17 municípios na área de abrangência da Central”, informou o Titular da SIHS, Leonardo Góes.

Atualmente existem na Bahia três Centrais de Associações Comunitárias para Manutenção de Sistemas de Abastecimento de Água: as Centrais de Seabra e a de Jacobina, implantadas há mais de 24 anos, e a de Caetité, fundada em 19 de fevereiro deste ano e que está em fase de implantação. São 59 municípios do estado envolvidos na área de atuação das três Centrais.

Central Caetité – 23 municípios:

Aracatu, Botuporã, Brumado, Caetité, Caturama, Dom Basílio, Ibiassucê, Igaporã, Ituaçu, Iuiu, Jacarací, Jussiape, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Riacho de Santana, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.

Morre Francisco Camargo, pai dos sertanejos Zezé e Luciano

Na manhã desta terça-feira (24), morreu o pai de Zezé di Camargo e Luciano, Francisco José de Camargo, de 84 anos, em um hospital em Goiânia. A...

TCA em Casa divulga programação da quarta semana de novembro

O Teatro Castro Alves (TCA) anuncia a programação da quarta semana de novembro do ‘TCA em Casa’, que tem ‘Terça da Música’, ‘Conversas Plugadas’, ‘Voltando aos Palcos’...

Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz ecoam música afro-baiana no Domingo no TCA

No Mês da Consciência Negra, o Teatro Castro Alves (TCA) traz ao Domingo no TCA um dos mais ilustres nomes da representação da música afro-baiana: Letieres Leite...

Casa do Benin reabre com programação especial

Um dos espaços mais importantes voltados para a cultura negra da cidade, a Casa do Benin foi reaberta para visitação após cerca de oito meses fechada por...