Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária virtual começa neste sábado

Está chegando o dia para o início da maior Feira da Agricultura Familiar do país, a 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que neste ano acontece 100% on-line e gratuita, no site www.feiradaagriculturafamiliar.com.br. A abertura da feira virtual será neste sábado (5) e segue até o dia 13 de dezembro 2020.

Durante nove dias de evento o público visitante, conectado por meio de computadores e celulares, terá acesso ao espaço Trilhas que apresenta as principais características de cada Território de Identidade do estado, ressaltando aspectos Geográficos, Históricos, Tradicionais, Turísticos e Culturais e apresentando a força da Agricultura Familiar, Economia Solidária e de povos e comunidades tradicionais, de cada um desses 27 territórios .

No site também estarão disponíveis Rotas de sistemas produtivos da agricultura familiar da Bahia; Mostra de Turismo Comunitário, Balcão Científico e Tecnológico Cozinha Show Sabores e Saberes da agricultura familiar, com a participação de chefs de cozinha renomados da gastronomia baiana, a exemplo de Fabrício Lemos, Lisiane Arrouca, Bruna Moreira, Lili Almeida, Andréa Albuquerque e José Morchon.

A feira virtual contará com uma programação cultural, com lives ao vivo de artistas baianos, com a diversidade ritmos a exemplo de samba, forró, axé, sertanejo e pop, que poderão ser conferidos tanto pelo site www.feiradaagriculturafamiliar.com.br quanto pelo canal SDRBahia, no Youtube.

Loja virtual

O público da capital baiana e região metropolitana poderá conhecer e adquirir mais 600 produtos de associações e cooperativas da agricultura familiar de todo o estado, que estarão sendo comercializados na loja virtual ESCOAF, com serviço de entrega gratuita em sua residência. Estarão disponíveis para vendas produtos em lançamento a exemplo da pasta de castanha de caju integral, e nas versões com lucuri e com cacau, chocolate especial com licuri, doce de buriti, umbuzada, concentrado de umbu sem açúcar, cerveja de umbu em lata de 473 ml.

Na loja ESCOAF, o consumidor também encontrará os já tradicionalmente conhecidos chocolates especiais, cafés gourmets, azeite de licuri, cervejas de maracujá da Caatinga, umbu e licuri, cachaças, licores, mel, pólen, geleias, flocão de milho não transgênico, castanhas de caju, doces, biscoitos, beijus, artesanato, dentre outros produtos, o público vai poder navegar pelos territórios onde são produzidos e conhecer sobre cada região. Toda a riqueza, qualidade, diversidade e sabores da agricultura familiar estarão representados.

Durante a 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária o público terá a possibilidade de conferir uma diversidade de conteúdos voltados para o rural, a exemplo de encontros, seminários, workshops e simpósio, compartilhando, interagindo.

A feira é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), em parceria com União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e integra a estratégia do Governo do Estado de promover espaços de comercialização dos produtos da agricultura familiar. A ação conta ainda com a parceria da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e da ESCOAF, startup de comercialização virtual.

Sobre a Agricultura familiar

Responsável por 77% dos principais gêneros alimentícios consumidos pelos baianos, a agricultura familiar segue produzindo alimentos in natura e processados. São produzidos pelas famílias agricultoras, desde alface, tomate, frutas, até produtos processados diferenciados como palmito, cervejas artesanais, chocolates veganos, geleias, doces, produtos lácteos e cortes nobres de caprinos e ovinos, dentre outros.

São alimentos mais saudáveis, produzidos de forma ambientalmente sustentável, que promovem a geração de renda para mais de três milhões de baianos que vivem em áreas rurais. O segmento passou a contar também com um selo próprio, o Selo de Identificação dos Produtos da Agricultura Familiar (SIPAF), que atesta a origem dos produtos, trazendo ainda mais autonomia e reconhecimento.

PM resgata aves silvestres e prende homem com drogas e munições em Seabra

Na manhã de quinta-feira (28), durante a 22ª edição da Operação Força Total, policiais militares da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa)...

Economia Produtores de 16 estados poderão renegociar dívidas do crédito rural

Produtores de 16 estados afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços agrícolas poderão renegociar dívidas do crédito rural para investimentos, autorizou nesta...
Fundação Jose Silveira

PM resgata aves silvestres e prende homem com drogas e munições em Seabra

Na manhã de quinta-feira (28), durante a 22ª edição da Operação Força Total, policiais militares da Companhia Independente de...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

PM resgata aves silvestres e prende homem com drogas e munições em Seabra

Na manhã de quinta-feira (28), durante a 22ª edição da Operação Força Total, policiais militares da Companhia Independente de...

Economia Produtores de 16 estados poderão renegociar dívidas do crédito rural

Produtores de 16 estados afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços agrícolas poderão renegociar dívidas do crédito...

Banco Central tem prejuízo de R$ 114,2 bilhões em 2023

Pelo segundo ano seguido, o Banco Central (BC) fechou o balanço no negativo. Depois de registrar prejuízo de R$...

Celebrações devem reunir mais de 2 milhões de fiéis pelo país no feriado

Mais de 2 milhões de fiéis devem celebrar a Semana Santa pelo país neste ano. É o que aponta...