Governo repudia atos de feminicídio em período natalino

Entre os dias 24 e 25, pelo menos cinco mulheres foram assassinadas pelo marido ou ex-companheiro no Brasil.

A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos divulgou uma nota para “repudiar e demonstrar solidariedade às famílias que neste Natal perderam vidas, em razão de feminicídios brutais”. Entre os dias 24 e 25, pelo menos cinco mulheres foram assassinadas pelo marido ou ex-companheiro no Brasil.

“Os casos que estamparam os jornais demonstram, mais uma vez, que a violência contra a mulher não escolhe raça, classe social ou mesmo nível de escolaridade. Trata-se de mal que atinge o Brasil, o mundo e exige união de esforços para superar”, afirma a nota assinada pela secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Brito.

A pasta reforça os canais para denúncias, que podem ser anônimas e recebem um número de protocolo para que o denunciante possa acompanhar o andamento. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona diariamente, 24h, incluindo sábados, domingos e feriados.

Segundo a secretária, o governo federal vai lançar nos próximos meses o Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio, com atuação transversal, em conjunto com outros ministérios.

Leia Também: Justiça bloqueia R$ 640 mil de ex-marido que matou juíza no Rio

“Ressalta-se ainda que ao longo do ano foram realizadas diversas campanhas, inclusive com foco na vigilância solidária e ações de fortalecimento da rede de atendimento. Por fim, reafirmamos o nosso compromisso com eliminação de todo de tipo de violência contra as mulheres”, diz a nota.

Entre os casos de maior repercussão está o da juíza Viviane Vieira do Amaral Arronenzi, de 45 anos. O assassino, segundo a Polícia Civil do Rio de Janeiro, é o ex-marido Paulo José Arronenzi, de 52 anos.

A juíza foi morta a facadas, no início da noite de quinta-feira (24). De acordo com a Guarda Municipal, as três filhas pequenas, que estavam com os pais presenciaram o crime, que ocorreu em frente ao Colégio Estadual Vicente Jannuzzi, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.

Lula sanciona com vetos projeto que enfraquece licenciamento ambiental

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta sexta-feira (8) o projeto de lei que flexibiliza as regras de licenciamento ambiental no...

Fim de semana terá sol, variação de nuvens e possibilidade de chuvas isoladas no litoral da Bahia

O final de semana na Bahia será marcado por tempo estável, com predomínio de sol em grande parte do estado, segundo previsão do Instituto...
Fundação Jose Silveira

Lula sanciona com vetos projeto que enfraquece licenciamento ambiental

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta sexta-feira (8) o projeto de lei que flexibiliza as...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Lula sanciona com vetos projeto que enfraquece licenciamento ambiental

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta sexta-feira (8) o projeto de lei que flexibiliza as...

Fim de semana terá sol, variação de nuvens e possibilidade de chuvas isoladas no litoral da Bahia

O final de semana na Bahia será marcado por tempo estável, com predomínio de sol em grande parte do...

DEPÓSITO DO CRIME: PM apreende mais de 80 kg de drogas em área de mata em Itabuna

Mais de 80 kg de drogas diversas foram encontrados em uma ação feita por policiais militares do 15º Batalhão...

Operação desarticula app do Comando Vermelho que lucrava R$ 1 milhão por mês

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta sexta-feira (8), a Operação Rota das Sombras para desarticular um...