ALBA: grupo liderado por Nelson Leal já tem maioria e governador não deve se envolver na eleição

O grupo liderado pelo atual presidente da Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA), Nelson Leal, já tem maioria para garantir a vitória na eleição que ocorre em 1º de fevereiro, conforme apuração do Informe Baiano em conversa com deputados. Os candidatos são: Niltinho (PP), Samuel Júnior (PDT), Vitor Bonfim (PL) e Fabrício Falcão (PCdoB). Um deles deve bater chapa com Adolfo Menezes, do PSD. Mas também há internamente a expectativa que Adolfo desista da disputa.

Ainda conforme a fonte do IB, a oposição, que conta com 17 votos, deve caminhar “fechadinha” com o candidato escolhido. Com mais 9 votos do PP, a conta chega a 26 dos 63 votos. PCdoB, PDT e PL somariam mais 8, totalizando 34 votos. São necessários 32 para garantir a vitória.

“Tem muita água pra rolar debaixo da ponte e o cenário não é favorável pro PSD. Agora, ainda faltam colocar as travas no caixão. Nós temos informações que o governador Rui Costa não vai se envolver, até porque essa é questão interna da Casa. Se o governador se envolver é um fortíssimo cabo eleitoral, mas também vai arrumar briga com alguém, né? Ele vai querer isso? O papel do bom cavalheiro é deixar que os partidos tomem suas posições. Se ele se envolver e ganhar vai ficar ruim. Se ele se envolver e perder vai ficar mais feio ainda”, confidenciou um parlamentar.

O integrante do grupo liderado por Nelson Leal também comentou o acordo que indicava que a próxima gestão da ALBA seria do PSD.

“A informação é que ele buscaria um consenso na base e que o governador não iria se envolver. Não aconteceu acordo de partidos. Se aconteceu acordo, foi de Nelson e Adolfo. Nem Leão e Otto estavam na reunião. A Casa é composta de 63 deputados. Então, como é que vai fazer um acordo com dois ou três deputados? Eles tem procuração dos outros para fazer acordo? Essa Casa aqui é independente’, concluiu.

Um parlamentar que integra o grupo dos senadores Otto Alencar e Angelo Coronel disse que “as lideranças maiores pediram para segurar um pouco e após encerrar o trabalho legislativo, conversariam melhor”.

“Está todo mundo na expectativa de como o governador vai se posicionar. Se ele for igual a Pilates é uma flutuação, se ele fizer igual Cézar é outra. A maioria espera o posicionamento do governador. Mas tem que admitir, por enquanto, Niltinho está nadando sozinho”, pontuou ao citar ainda que “todo mundo quer ficar de bem e com independência”.

“É o amadurecimento da democracia. Olhe o exemplo de Arthut Lira: era favorito e quando Bolsonaro declarou apoio, já perdeu espaço. Rui chamou esse problema para ele lá atrás. Como ela vai resolver não sabemos, mas ele vai ter que resolver”, acredita.

O IB também conversou sob anonimato com dois deputados da Oposição e as opiniões foram semelhantes.

“O certo mesmo é na próxima semana. Mas Bruno (Reis) conversou com a gente e está decidido que mais uma vez vamos marchar unidos. Niltinho é um bom nome e que agrada a todos. Samuel, Vitor e o próprio Fabrício também são pessoas competentes e que conhecem a Casa. E o que a Oposição quer? Independência. A gente não abre mão disso”, disse um parlamentar “azul”.

“Vamos caminhar fechadinhos, é uma coisa que não vamos abrir mão em hipótese alguma. Bruno quer que a oposição siga unificada. Não está 100 por cento fechada ainda, mas Niltinho é um nome excelente”, finalizou outro deputado.

Continue focado! Suco detox de abacaxi, limão, gengibre e hortelã

Desintoxicar o organismo não deve ser uma tarefa dolorosa. Pode ter muito sabor e ser extremamente refrescante! A receita que lhe apresentamos. Ingredientes .½ abacaxi .1 limão (suco) .10 g de...

Tiros e homicídio na Capelinha de São Caetano

Um jovem foi assassinado na noite desta sexta-feira (05/03), no bairro da Capelinha de São Caetano, em Salvador. O crime aconteceu por volta das 20h,...

Hemoba retoma coleta itinerante nos supermercados com doação de sangue na região do Iguatemi

Para facilitar a doação dos voluntários durante o lockdown, a Fundação Hemoba retomou a coleta itinerante nos supermercados e a primeira parada será no Big Bom Preço...

Tomate-cereja. O truque para cortar muitos de uma só vez

O tomate-cereja é um delicioso ingrediente para saladas e não só. Mas, especialmente se tiver a cozinhar para muitas pessoas, cortá-los um a um pode ser uma...