Prefeitura e igreja definem programação do desfile do Senhor do Bonfim

Fotos: Betto Júnior/Secom

O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Sérgio da Rocha, recebeu para um café, na manhã de hoje (12), as visitas de cortesia do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Mattos. O encontro aconteceu na Residência Episcopal, na Federação. Um dos temas tratados foi a programação do cortejo da Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (14) de uma forma bem diferente do que os baianos e turistas estão acostumados, em função da pandemia e das medidas sanitárias.

Após o café, Bruno Reis detalhou a programação da festa religiosa na mesma coletiva em que apresentou o plano de vacinação municipal contra a Covid-19, no Complexo de Vigilância à Saúde, na Avenida Vasco da Gama. O padre Edson Menezes, pároco da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, também esteve presente. Este ano, a imagem do Senhor do Bonfim vai desfilar sozinha, com transmissão ao vivo através do site www. santuariosenhordobonfim. com/ webtv e redes sociais da basílica.

Para evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19, não haverá caminhada ou carreata. O trânsito, inclusive, não será interditado em nenhum momento. A imagem do Senhor do Bonfim vai sair às 8h da Igreja da Nossa Senhora da Vitória, seguindo pela Avenida Sete de Setembro até o Terreiro de Jesus. De lá, retorna pela Rua Carlos Gomes, desce a Avenida Lafayete Coutinho (Contorno), passa pela Igreja da Conceição da Praia e segue até a Colina Sagrada.

“A máxima do Bonfim nos anos anteriores era ‘quem tem fé, vai a pé’. Agora, em função da pandemia, quem tem fé fica em casa e acompanha tudo pela internet. É o apelo que fazemos, inclusive para grupos religiosos, de corrida e de caminhada, bem como para os amigos que já estavam se mobilizando percorrer fazer o trajeto. O Senhor do Bonfim também quer preservar a vida das pessoas. Essa caminhada pode ser feita em outro momento”, disse o prefeito. 

Bruno Reis explicou que a Prefeitura vai garantir o fechamento da Colina Sagrada nesta quinta. A basílica também estará fechada e não haverá a tradicional lavagem das escadarias. Apenas as autoridades eclesiásticas e políticas participarão do ato de recepção da imagem. Tudo será transmitido pela internet. “Temos que respeitar as medidas sanitárias para quem a gente não precise ter que tomar atitudes mais drásticas, como outras cidades estão fazendo”, complementou o prefeito. 

Missas – Padre Edson afirmou que missas ocorrerão nesta quinta às 7h20 e às 18h, com transmissão pela internet e redes sociais da paróquia. “A basílica estará fechada o dia inteiro. Somente a imagem que será colocada no adro da igreja. Quando ela chegar à basílica, farei a transmissão de uma mensagem, como faço todos os anos, da janela do templo. Esse é o momento da gente cuidar da vida de todos”.

No dia Internacional da Mulher, Kátia Oliveira destaca conquistas, mas alerta: “Ainda temos muitos desafios”

A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) destacou nesta segunda-feira (8), quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, as conquistas do público feminino nos últimos anos, mas...

Livre-se da caspa em minutos com limão. É fácil…

A tão odiada caspa surge devido a vários fatores, devendo-se sobretudo ao estresse, mas também ao modo incorreto de tratar o cabelo, conforme explica um artigo publicado...

Pré-selecionados do Prouni têm até sexta para comprovar informações

Os estudantes pré-selecionados em lista de espera do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), edição do 1º semestre de 2021, têm até a sexta-feira (12)...

Aproveite a safra de março e abril para preparar receitas econômicas

Conhecer os alimentos das safras do ano ajuda não só nas economias mensais, como também na organização das refeições em casa. Além desses ingredientes serem encontrados facilmente...