Alto de Coutos recebe requalificação viária e obras de contenção

Fotos: Valter Pontes/Secom

Moradores de Alto de Coutos foram beneficiados com a entrega da requalificação da Rua 1° de Maio. A via passou por diversas melhorias que proporcionaram mais mobilidade e segurança a pedestres e motoristas que circulam na região. A intervenção foi inaugurada nesta sexta-feira (15) pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza.  

A 1° de Maio está situada em uma localidade marcada por um grande número de imóveis residenciais e possuía pavimentação irregular. Ou seja, a via não oferecia condições adequadas para o deslocamento dos moradores, bem diferente da atual realidade.

Para a requalificação, foi construída contenção em alvenaria de pedra e aplicado asfalto em 1.200 m² de área, além de assentamento de meio-fio. Uma escadaria também foi revitalizada.  O investimento foi R$632.210,17, provenientes de recursos próprios.

“Aqui melhorou muito, pois antes era horrível. Muito lixo, carro não chegava aqui, a gente não podia nem sair de salto porque afundava na areia, alagava em época de chuva, até mesmo a encosta à frente chegou a deslizar. Graças a Deus e à Prefeitura, hoje estamos satisfeitos com essa obra”, declarou a cuidadora Benedita Ferreira, de 48, que vive há 25 anos na localidade.

Além ter a pavimentação restruturada, a 1° de Maio também está mais iluminada. É que no local foram implantados sete pontos com lâmpadas de LED, o que trouxe mais eficiência energética e aumento, inclusive, da sensação de segurança. Um campo de futebol que fica nas proximidades também teve a iluminação modernizada ganhando 32 projetores.  

Contenção – Durante a entrega da obra, Bruno Reis inaugurou outra contenção de encosta na localidade. A intervenção foi feita na Travessa 2 de Julho e proporcionará às famílias do entorno tranquilidade e segurança, já que a estrutura será capaz de evitar deslizamentos de terra, sobretudo em dias de chuvas.

O investimento foi de R$ 102 mil. “Os moradores daqui não estavam tendo acesso as suas casas diante da falta de mobilidade. Quando percebemos que as chuvas poderiam provocar ainda mais transtornos na região decidimos, no ano passado, realizar essas obras”, disse o prefeito.  

Ele ainda destacou que desde 2013 a prioridade da Prefeitura tem sido proteger áreas de risco. “Já são mais de 300 localidades com contenções definitivas e geomantas que trouxeram mais tranquilidade para as famílias e que evitaram que muitas mortes ocorressem nas chuvas que enfrentamos ao longo desses anos”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.  

Outras melhorias – Nos últimos anos, Alto de Coutos tem passado por uma série de investimentos que promoveram mais bem-estar e dignidade aos moradores da região. Em junho passado, a Prefeitura entregou a obra de macrodrenagem e pavimentação na Rua Golan, solucionando problemas de alagamento nos dias de chuvas intensas. Por meio do programa habitacional Morar Melhor, mais de 590 casas na localidade foram reformadas, em 2017.  

Além disso, a Prefeitura realizou a requalificação asfáltica da Rua Muniz Travassos e  reconstruiu a Escola Municipal Francisca de Sande, com capacidade para 300 alunos da Educação Infantil (pré-escola) e Ensino Fundamental I. A comunidade também foi beneficiada com a requalificação da praça da Rua 2 de Julho.  

Subúrbio – Na verdade, todo o Subúrbio Ferroviário de Salvador tem sido palco de uma verdadeira revolução promovida por projetos de infraestrutura e urbanização.  

Uma das entregas mais recentes foi a primeira etapa das obras de macrodrenagem e urbanização do canal Paraguari. A intervenção representou um momento de grande transformação para os moradores de Periperi e de bairros vizinhos, contemplando construção de ciclovias, corrimões, parques de convivência, áreas com bancos e pergolados.

Na área da educação, 51 unidades escolares foram reformadas, construídas ou reconstruídas na região, nos últimos oito anos, com destaque para a construção do Subúrbio 360 e da Escola-Laboratório (Escolab) em Coutos. Na área da saúde, 41 postos foram reformados ou construídos na mesma região entre 2013 a 2020, ampliando a cobertura da atenção básica no Distrito Sanitário local.  

As mudanças também envolveram o setor de mobilidade. A principal base de tráfego do Subúrbio, a Avenida Afrânio Peixoto, conhecida como Suburbana, foi totalmente requalificada em 2016, no que foi considerada uma das maiores intervenções viárias feitas na história de Salvador.  

Já no âmbito social, dois projetos chamam atenção: um deles foi a entrega do conjunto habitacional Guerreira Zeferina, a antiga Cidade de Plástico, em Periperi, onde foram construídos 10 prédios em uma área com mais de 20 mil m² para abrigar os moradores com toda a infraestrutura adequada, urbanização e saneamento.

O outro é o Mané Dendê, iniciativa em fase de implantação, que alcançará os bairros de Itacaranha, Alto da Terezinha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela. Essa intervenção tem o objetivo de contribuir para a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida da população que mora nas imediações da Bacia do Rio Mané Dendê, beneficiando diretamente 10 mil pessoas, além de outras 35 mil de forma indireta, por meio de ações socioambientais e de urbanização.

Compras até domingo (28) concorrem no sorteio de março da Nota Premiada

O prazo para participar do próximo sorteio da Nota Premiada Bahia se encerra neste domingo (28). As compras realizadas com CPF na nota até esta data vão...

Juros para famílias e empresas sobem em janeiro, diz Banco Central

As famílias e as empresas pagaram taxas de juros mais altas em janeiro, de acordo com as Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas hoje (25), pelo Banco...

Como fica o transporte público de Salvador durante o ‘lockdown’? Confira

Com a decretação das medidas mais restritivas, o famoso 'lockdown', anunciadas pelo governador Rui Costa e o prefeito da capital Bruno Reis, a partir desta sexta-feira (26/02),...

Sputinik: assinado termo para aquisição de um milhão de doses para 35 cidades baianas

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) comemorou, nesta quinta-feira (25/02), a assinatura do termo de interesse para aquisição de um milhão de doses da vacina Sputinik V...