SAC realizou cerca de 1,7 mil atendimentos por videoconferência em cinco meses

A pandemia do novo coronavírus mudou a vida das pessoas e também trouxe impactos na prestação do serviço público na Bahia. Dentro desse contexto, a Rede SAC se mobilizou e realizou 1.697 atendimentos por videoconferência, em um período de cinco meses. A nova modalidade de atendimento, implantada no SAC em agosto de 2020, oferece 11 serviços aos cidadãos, de três unidades parceiras: Planserv, Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev) e Procon.

O serviço de videochamada mais solicitado no Planserv foi o de isenção de biometria, com 628 registros, além da movimentação cadastral, que teve 138 atendimentos. Já no Ceprev, a solicitação de 2ª via de contracheque liderou os atendimentos por vídeo-chamada com 398, seguido por pensão por morte e isenção de Imposto de Renda, com 189 e 153 registros, cada. O atendimento do Procon em videoconferência teve 131 registros.

Radicada na Bahia há nove anos, a ucraniana Iryna Biletska, 34, usou o serviço de vídeo-chamada do Procon e ficou satisfeita com o resultado. Ela é arquiteta, mora em Serra Grande, zona rural do município de Uruçuca, a 395 km de Salvador. “O atendimento foi muito bom, organizado, atencioso e me ajudou bastante, pois, além da pandemia, estou em uma região distante e de locomoção complicada, o que iria dificultar para que eu buscasse a solução do meu problema junto ao Procon”, ressaltou.

Para a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios, o principal benefício para as pessoas com essa nova modalidade de atendimento no SAC é a comodidade e praticidade. “O cidadão pode utilizar serviços públicos do seu interesse e esclarecer dúvidas sem precisar se deslocar, além de reduzir a quantidade de pessoas dentro dos postos SAC, diminuindo a disseminação do coronavírus”, ressaltou.

Para agendar o atendimento de videoconferência no SAC, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou acessar www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: 4020-5353 (ligação de celular) e 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).

Medidas de segurança

A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao se dirigem ao SAC Móvel. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool em gel; reforço na higienização das dependências da carreta, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente, como determina o Decreto Estadual 19.529/20.

Motorista de aplicativo é morto em Canabrava

Um motorista de transporte por aplicativo foi assassinado na noite deste sábado (27/02), no bairro de Canabrava, em Salvador. O crime aconteceu na Rua Paulo Souto, localidade...

Lista inédita de animais encontrados no Ceará é lançada

Tatus, onças pardas e baleias são alguns dos animais encontrados no Ceará e que integram um dos primeiros inventários de fauna realizados em âmbito estadual no Brasil. A...

Brasil tem 254 mil mortes por covid-19

O Ministério da Saúde divulgou hoje (27) novos números sobre a pandemia de covid-19 no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem...

Pesquisa: cepa do Amazonas do coronavírus gera mais carga viral

Um estudo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazônia constatou que a carga viral de pacientes contaminados pela cepa P.1 do novo coronavírus (SARS-CoV-2), uma variante provavelmente...