Guardas municipais ameaçam comerciantes em São Cristóvão; vídeos

Comerciantes que atuam no bairro de São Cristóvão questionaram uma ação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e da Guarda Municipal de Salvador e acabaram sendo alvos de ameaça, na manhã desta sexta-feira (22/01). Vídeos gravados pelos trabalhadores e enviados ao Informe Baiano mostram os agentes exaltados. Um dos homens chega a apontar a arma para um vendedor de frutas. Assista abaixo:

Em nota enviada ao IB, a Semop afirma que “já está identificando os envolvidos e tomará as medidas administrativas cabíveis” e “ressalta que não compactua com este tipo de ação”. Veja abaixo a íntegra do comunicado.

NOTA/RESPOSTA – SEMOP

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) informa que, após denúncia referente a operação de fiscalização, na manhã desta sexta-feira (22), no bairro de São Cristóvão, a pasta já está identificando os envolvidos e tomará as medidas administrativas cabíveis.

A Semop ressalta que não compactua com este tipo de ação e realiza frequentemente cursos/capacitação com funcionários, pois se tornou prioridade o tratamento respeitoso e pacífico a todos comerciantes informais da cidade. Vale ressaltar que, a nova gestão, da secretária Marise Chastinet preza pelo diálogo e a humanização entre as partes, inclusive escutando as demandas e recebendo a categoria em reuniões.