Prefeitura realiza 876 testes em seis bairros com medidas de proteção à vida

Foto-Bruno-Concha-Secom

A Prefeitura deu início, nesta quarta-feira (27), às ações de proteção à vida na Liberdade, Sussuarana e Federação. A medida ocorre nos bairros que concentram o maior número de casos de pessoas infectadas pelo coronavírus e buscam disponibilizar cuidados sanitários, além de conter a disseminação da doença.

Nesta quarta-feira (27), 876 testes foram realizados nas três localidades e, também, nos bairros que já contavam com as ações, como Pituba, Brotas e Itapuã. Desses 876 testes, 175 tiveram resultado positivo para a doença. A média é de 150 testes aplicados por bairro.

O maior número de casos positivos para a Covid-19 foi registrado em Brotas (34), seguido por Sussuarana (32), Federação (31) e Itapuã (31). Na Liberdade, dos 143 testes realizados, 26 deram positivo. Na Pituba, houve 21 casos positivos entre os 150 testes realizados.

Para o coordenador das ações de proteção à vida, Fábio Mota, essas são ações de grande importância e que chegam como um socorro para tentar frear a disseminação da Covid-19. “Nós estamos fazendo o acompanhamento dos bairros de Salvador e em todos aqueles que estão com um índice acima do controle. São realizadas distribuição de máscaras, pulverização e limpeza das ruas e testagem rápida. Então, são ações que visam a estabilização do coronavírus nesses locais com índice alto”.

Desde dezembro – Os bairros de Brotas, Pituba e Itapuã contam com ações de prevenção da Covid-19 desde o início de dezembro, devido ao aumento do número de casos nesses locais, registrado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no final do ano passado. Desde que a realização de testes foi retomada nos bairros, do dia 2 de dezembro até hoje, 33.098 testes já foram feitos, entre os quais 6.783 deram positivo.

Demais ações – Os locais com ações de proteção à vida também contam com outras iniciativas. A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) realiza ações de desinfecção das ruas com carro-pipa, disponibilizando agentes equipados com pulverizadores costais com solução de hipoclorito de sódio e água.

A Prefeitura-Bairro de cada região também distribui máscaras de proteção aos moradores. Os atendimentos são feitos pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras) itinerante e a população também recebe orientação sobre a prevenção da Covid-19.

Fiscalização – Para reforçar os cuidados e evitar as aglomerações, a força-tarefa da Prefeitura, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) tem fiscalizado o cumprimento dos decretos de funcionamento por parte dos estabelecimentos comerciais, culturais e religiosos. Também tem dispersado pontos de aglomeração na cidade, inclusive nos bairros onde foram adotadas as medidas.

Desde o início da pandemia (18 de março) até ontem, a força-tarefa do Município já realizou 321.226 vistorias, 7.998 interdições, 99 cassações de alvará e 556 dispersões de aglomeração.

Prorrogação – Na última segunda-feira (25), a Prefeitura prorrogou a suspensão do funcionamento de cinemas, teatros, casas de espetáculos e clubes sociais. Nos clubes sociais, recreativos e esportivos, também estão suspensos o funcionamento dos restaurantes, bares e lanchonetes, além da realização de eventos sociais, como festas, aniversários, apresentações artísticas, casamentos e afins. Podem funcionar apenas os restaurantes dos clubes com entradas independentes.

Os bares e restaurantes de Salvador podem funcionar de segunda-feira a domingo, das 11h à 0h. De acordo com o decreto 33.446, nos bairros de Itapuã e Rio Vermelho, os restaurantes e bares também estão autorizados a funcionar às sextas, sábados e domingos, das 11h à 0h, mas está proibida a comercialização e entrega de alimentos e bebidas para pessoas que estejam em pé tanto em áreas internas como externas. Essa proibição é válida às sextas, sábados e domingos, das 17h às 7h do dia seguinte.

Saúde – Nesta quarta (27), Salvador registra 123.667 casos da Covid-19, entre os quais 119.323 são de pessoas recuperadas, e 3.283 mortes. A taxa de ocupação dos leitos clínicos exclusivos para pacientes com a doença é de 71% e a de leitos de UTI é de 68%.

Operação retira ocupação irregular de área verde pública em Santo Antônio de Jesus

Duas pessoas foram conduzidas ontem, dia 23, à Delegacia de Polícia de Santo Antônio de Jesus, durante operação coordenada pelo Ministério Público estadual para desocupar e limpar...

Confiança do empresário do comércio cai em fevereiro, diz CNC

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio, medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), recuou 1,5% na passagem de janeiro para...

Deputados se reúnem com Leo Prates e destacam ações para combater segunda onda da covid-19

Uma comitiva de sete deputados estaduais da bancada de Oposição da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) se reuniu, de forma virtual, nesta quarta-feira (24) com o secretário...

Detran-BA amplia oferta de serviços no SAC Digital

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) e o SAC Digital irão disponibilizar dois procedimentos para carteira de habilitação, diretamente na plataforma eletrônica de serviços do Estado (www.sacdigital.ba.gov.br)....