Viver com qualidade é desafio para aposentados na pandemia

Integrantes de uma das categorias mais afetadas com a pandemia do coronavirus, os aposentados vivem simultaneamente o risco do contágio e o empobrecimento familiar, com o aumento do desemprego. Esses assuntos foram temas, nesta sexta-feira (29), de debate virtual realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Previdência e Assistência Social na Bahia (Sindprev-BA). O encontro contou com as palestras do psicólogo Gustavo Biscaia e da assistente social Jaciara Santos.

Durante sua explanação, o psicólogo Gustavo Biscaia lembrou que é preciso desconstruir a ideia de que a aposentadoria provoca doenças psíquicas. “O que há é uma ideia social de que ao aposentar-se o profissional torna-se uma pessoa inútil. Muitas pessoas têm uma crença de que esse processo é para toda a vida e não apenas para o mercado de trabalho. O que adoece é pensar que a aposentadoria é sinônimo de falta de atividade na vida social, quando na verdade não é”, disse.

Na opinião do especialista, a pandemia causou mudanças de comportamento nos trabalhadores inativos, com alterações de rotina e ter o senso de segurança afetado, com a limitação de visitas familiares e enrijecimento de regras de comportamento, pois a ameaça invisível está muito presente e causa essas mudanças”. Segundo Biscaia, os índices de desemprego e situação econômica do País também afetam a vida financeira dos aposentados, que passam a ser a referência de sustentação nas suas famílias.

Para lidar com o isolamento, ele defende alternativas como rever as estratégias para lidar com isso. “Não existe uma receita de bolo, mas é importante que o aposentado entre em contato com as atividades que gosta de fazer e que lhe dão prazer, aproveitem a tecnologia para se aproximar do mundo externo, conversando com parentes e fazendo encontros virtuais, dentre outras”, disse.

O psicólogo também classificou como importante pensar na necessidade de buscar um acompanhamento psicológico profissional como um recurso de autoconhecimento, mas faz uma ressalva. “É importante sair das regras coletivas de que todos precisam de terapia e sim buscar o melhor momento para isso”, finalizou.

Aposentados ajudam familiares desempregados

Para a assistente social Jacy Costa, esta pandemia afetou bastante os aposentados, pois muitos passaram a subsidiar economicamente familiares como filhos e netos que perderam o emprego.

Ela lembrou ainda do risco a que estão sendo submetidos como a aglomeração familiar, após receber parentes que foram afetados financeiramente pelas crises econômica e sanitária, alterando sua rotina com a presença constante dos parentes em casa, por conta do home office e da suspensão das aulas. “Por outro lado temos outra parcela de aposentados que ficou totalmente isolada, sem poder receber visitas dos seus familiares, por conta do risco de contaminação pelo coronavirus”, completou.

Ações do Sindprev-BA

Maria de Almeida, diretora da Secretaria dos Aposentados e Pensionistas do Sindprev Bahia, lembra que a entidade continua atendendo as demandas dos aposentados e, nesta pandemia, ela ressalta que foram realizadas atividades virtuais como lives e também agendamento para a realização, em esquema especial, respeitando os protocolos de segurança, de serviço de fisioterapia, pilates e suporte jurídico para associados e seus dependentes.

Caso Lázaro: serial killer de Brasília teria invadido chácara e furtado alimentos

O serial killer de Brasília Lázaro Barbosa continua provocando pânico e sendo caçado pela polícia. Na madrugada desta terça-feira (22/06), ele teria invadido uma chácara, em Águas...

Anvisa nega autorização de uso emergencial do Avifavir para covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou hoje (22) o pedido de autorização temporária para uso emergencial do medicamento Avifavir (Favipiravir) no tratamento antiviral de pacientes...

Uma sobremesa rápida de fazer: Mousse de iogurte e leite condensado

Sim, leu bem. Só precisa de 10 minutos para preparar esta deliciosa mousse de iogurte e leite condensado. Ingredientes 2 folhas de gelatina 1/2 lata leite condensado 2 iogurtes de...

Procon-BA fiscaliza supermercados durante comemorações juninas

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) segue com as ações fiscalizatórias, voltadas às comemorações juninas, com vistorias nos supermercados de Salvador. Desde sexta-feira (18),...