Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Educação Básica teve 47,3 milhões de matrículas em 2020

No ano passado, existiam no Brasil 179.533 escolas públicas e privadas de Educação Básica e um total de 47,3 milhões de matrículas nesse nível de ensino. O número representa uma redução de 1,2% em relação a 2019, ou seja, cerca de 579 mil matrículas a menos. Além disso, em 2020, houve um aumento no número de estudantes no ensino médio. Foram registradas 7,55 milhões de matrículas nessa faixa no ano passado, um crescimento de 1,1% em relação a 2019, interrompendo assim a tendência de queda observada nos últimos anos.

Em relação às matrículas em creche, elas cresceram 19,8% no período de 2015 a 2020. Os dados fazem parte da primeira etapa do Censo Escolar da Educação Básica de 2020, divulgado, nesta sexta-feira (29), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Vale destacar que a Educação Básica é a primeira etapa do sistema educacional e compreende todos os anos da educação escolar, antes do Ensino Superior. Como destacou o secretário-executivo substituto do Ministério da Educação, José Barreto Júnior, o Censo Escolar da Educação Básica serve como instrumento para a elaboração das políticas públicas brasileiras.

“A finalidade primeira do Censo é dar transparência. É um instrumento de transparência, de controle social para a sociedade. E, em segundo lugar, não menos importante, serve para informar a todos os gestores, professores e demais profissionais que gravitam sobre o tema da educação como está a situação educacional no país. É um instrumento excelente para nossas políticas públicas”, ressaltou Barreto.

Matrículas
Quase a metade dos alunos matriculados na Educação Básica são atendidos pelos municípios brasileiros (48,4%). Em 2020, a rede privada teve uma participação de 18,6%. A rede estadual é responsável por 32,1% das matrículas; e a federal, tem uma participação inferior a 1% do total de matrículas.

“A rede pública é predominante, mas vale destacar, também, a grande participação da rede privada, que tem quase 19% em toda a Educação Básica. E uma ressalva especial para os municípios brasileiros, que detêm praticamente 48,4% de toda a matrícula na Educação Básica brasileira”, frisou o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Moreno.

Tecnologias nas escolas
A pesquisa também mostra que houve um aumento na disponibilidade de tecnologias nas escolas brasileiras, antes mesmo da suspensão das aulas presenciais por conta da Covid-19.

Segundo o Censo Escolar da Educação Básica de 2020, a internet de banda larga, por exemplo, está presente em 100% das escolas de ensino fundamental da rede federal; em 74,7% da rede estadual; e em 52% da rede municipal. O computador de mesa para alunos está presente em 91,3% das escolas federais de ensino fundamental; em 76,7% das estaduais; e em 38,3% das municipais.

Outros dados

Os dados da primeira etapa do Censo da Educação Básica também mostram que, em 2020, 89,2% da população de 15 a 17 anos frequentaram a escola. 83,3% dos alunos do ensino médio estudam no turno diurno e 16,7% no período noturno. Quase 95% (94,8%) dos alunos frequentaram escolas urbanas.

Diretores e professores

Em 2020, de acordo com o Censo, foram contabilizados 2,2 milhões de professores e 161.183 diretores atuando nas 179,5 mil escolas de Educação Básica no Brasil. 80,6% dos diretores são do sexo feminino e 88,2% têm formação superior.

Censo Escolar

O Censo Escolar da Educação Básica é feito todo ano, em duas etapas. A primeira ocorre no início do ano letivo, e se refere à matrícula inicial e à infraestrutura das escolas. A segunda etapa, no fim do ano, avalia, por exemplo, o desempenho e o rendimento do aluno.

“Esse censo traz para o planejamento das políticas nacionais informações sobre as escolas, sobre os professores, gestores, as turmas em diferentes etapas, sobre os alunos e suas características. E todas essas dimensões podem ser cruzadas e nos ajudar com informações importantes, permitindo a construção de indicadores que nos deem um retrato sobre a educação brasileira”, explicou Moreno.

Em 2020, o Inep alterou a data de referência da primeira etapa do Censo Escolar, de maio para março, em virtude da interrupção das atividades presenciais na maior parte das escolas. A segunda etapa começa em 22 de fevereiro.

Confira a apresentação do Censo Escolar

Chris Flores deixa o SBT após 7 anos: “aberta a novos projetos”

Depois de sete anos no SBT, a jornalista Chris Flores encerra seu ciclo na emissora após o fim de seu contrato. Ela comandava o...

Um em cada cinco lares recebia benefício do Bolsa Família em 2023

De todas as famílias brasileiras, 19% receberam o benefício do Bolsa Família em 2023, o que representa praticamente um em cada cinco domicílios. É...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Chris Flores deixa o SBT após 7 anos: “aberta a novos projetos”

Depois de sete anos no SBT, a jornalista Chris Flores encerra seu ciclo na emissora após o fim de...
Fundação Jose Silveira

Chris Flores deixa o SBT após 7 anos: “aberta a novos projetos”

Depois de sete anos no SBT, a jornalista Chris Flores encerra seu ciclo na emissora após o fim de...

Um em cada cinco lares recebia benefício do Bolsa Família em 2023

De todas as famílias brasileiras, 19% receberam o benefício do Bolsa Família em 2023, o que representa praticamente um...

Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente com TEA será inaugurado nesta sexta-feira (19)

A entrega do espaço, fruto de cooperação entre Seades e NACPC, possibilitará o atendimento ao público infantojuvenil com paralisia...

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

A nova Política Nacional de implantação de Pontos de Parada e Descanso (PPD) em estradas federais prevê a oferta...