Morre Tom Moore, ‘herói’ que recolheu milhões para ajudar na pandemia

Morreu esta terça-feira (2) o capitão Sir Tom Moore, anuncia a BBC. O centenário testou positivo para o vírus SARS-CoV-2 e foi hospitalizado no domingo, para ser tratado para pneumonia.

“É com grande pesar que anunciamos a morte do nosso pai, Capitão Sir Tom Moore”, indicou a família em comunicado à imprensa.

Tom Moore, veterano da Segunda Guerra Mundial, de 100 anos de idade, foi alvo, no fim de semana, de várias mensagens de melhoras, incluindo do primeiro-ministro britânico. “Inspirou a nação”, indicou Boris Johnson.

Downing Street já anunciou, em resposta, que a bandeira do N.º 10, residência do governo britânico, será colocada a meia-haste em honra do idoso. A rainha de Inglaterra também já enviou condolências à família.

Sir Tom Moore foi no ano passado ordenado cavaleiro da Ordem do Império Britânico pelos seus esforços em angariar 36,6 milhões de euros (cerca de 220 milhões de reais) para o NHS, através de um desafio que impôs a si próprio, ao completar 100 voltas ao seu jardim antes de celebrar o seu 100.º aniversário, que aconteceu em abril.

A recomendação para a atribuição deste título partiu do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e foi aprovada pela rainha Elizabeth. Num comunicado, Johnson realçou que a “fantástica captação de fundos” de Tom Moore “bateu recordes” e “inspirou o país inteiro”. “Em nome de todas as pessoas que foram tocadas por esta história incrível, quero dizer um grande obrigado. Ele é um verdadeiro tesouro nacional”, disse o governante, na altura.

Agricultura familiar dá sabor ao São João da Bahia e garante emprego e renda para agricultores

O São João da Bahia tem cheiro e sabor da agricultura familiar. Este ano, as festas continuam suspensas, mas as delícias típicas estão garantidas. A colheita dos...

MP e PM discutem estratégias para coibir guerra de espadas em Cruz das Almas durante o período junino

Os promotores de Justiça André Lavigne, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), Luis Alberto Pereira, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e...

Como os cítricos podem beneficiar a saúde do coração

As doenças cardíacas, incluindo ataques cardíacos e derrames, são a causa de morte mais comum no mundo. E nestas doenças, em específico, os cítricos podem ter um...

Quase 4 toneladas de alimentos são distribuídas pelo PAA em São Sebastião do Passé

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), segue garantindo alimento na mesa das pessoas que mais precisam e renda para os agricultores baianos. Na segunda entrega do...