Idosos a partir de 90 anos são vacinados em pontos de drive-thru

Fotos: Bruno Concha/Secom

Foi cantarolando “Deixa a vida me levar, vida leva eu”, do cantor Zeca Pagodinho, que Vanísia Leal de Araújo, de 102 anos, comemorou a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta terça-feira (2), no drive-thru do 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris. O trecho da música faz jus à longa trajetória de vida da idosa – antes da pandemia, levava uma rotina bastante ativa e, agora, impossibilitada de se reunir com os filhos e netos e de frequentar a igreja e restaurantes, beirou à depressão.

Ao saber que seria vacinada, dona Vanísia não escondeu a ansiedade. Segundo a filha, Carmem Leal, a idosa ria à toa e separou até uma roupa nova, especialmente para o momento. “Minha mãe gosta de estar sempre rodeada de pessoas. Tirar isso dela a fez quase ficar deprimida. Ela não queria sequer abrir os olhos, foram dias de horror”, contou.

Carmen alerta que o momento ainda exige cautela. “Mas saber que já existe uma vacina e que minha mãe já teve acesso à primeira dose, nos alivia do peso do que antes parecia impossível acontecer”, revelou.

Outra idosa bastante animada com a imunização foi dona Maria da Glória dos Santos, de 96 anos. Ela, que chegou cedo ao 5º Centro de Saúde ao lado da filha, Janete, era só felicidade ao receber a dose da vacina contra o novo coronavírus. “Tô muito emocionada e mais motivada ainda para chegar aos 100 anos”, falou baixinho.

Escalonamento – A vacinação escalonada contra a Covid-19 dos idosos a partir de 90 anos, residentes de Salvador, foi iniciada hoje e segue até o domingo (7), em quatro pontos de imunização exclusivos: os drive-thrus do 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris, e no Atacadão em Fazenda Coutos; além das salas de vacina da Unidade de Saúde da Família (USF) Plataforma e também no 5º Centro. A expectativa é imunizar cerca de 7,8 mil idosos cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Vacina Express – Idosos com 90 anos ou mais, preferencialmente os acamados ou com dificuldade de locomoção, poderão solicitar a vacina domiciliar pelo site www.vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br, serviço online que já está disponível. As equipes volantes terão a capacidade de atender até 70 atendimentos domiciliares por dia, priorizando a tabela definida pelas idades.

Cadastro – Caso o nome do idoso não esteja na lista, ele ou o responsável poderá fazer o cadastramento no 5º Centro de Saúde. É necessário levar a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Se o idoso estiver presente, já recebe de imediato a dose.

Dezoito quilos de cocaína encontrados em veículo adulterado na RMS

Dezoito quilos de cocaína, divididos em 19 tabletes, três coletes balísticos e materiais usados no tráfico de entorpecentes foram apreendidos durante uma operação deflagrada na manhã desta...

Caixa lança nova linha de financiamento habitacional

Uma nova linha de financiamento imobiliário corrigida pela caderneta de poupança foi anunciada pela Caixa Econômica Federal. A vantagem dessa modalidade é que os juros podem ser...

Augusto Vasconcelos participa de lançamento de frente pelo emprego

Colegiado é da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia   O presidente da Comissão do Trabalho de Emprego e Renda da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Augusto Vasconcelos...

Sefaz apresenta Relatório de Gestão Fiscal do 3º quadrimestre  

Audiência pública foi conduzida pelo vereador Joceval Rodrigues, presidente da Comissão de Finanças da Câmara,   O vereador Joceval Rodrigues (Cidadania) comandou, na manhã desta sexta-feira (26), a audiência...