Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Confira os 10 erros comuns da amamentação

Amamentar parece ser natural, mas muitas vezes causa dor e desconforto para a mãe. Além disso, há possibilidade de o recém-nascido não conseguir pegar no peito. Para que você esteja preparada para essa tarefa, a ginecologista e obstetra Carolina Curci listou 10 erros comuns da amamentação.

Falta de autoconfiança

Muitas das mamães têm medo do processo de amamentar e acreditam que não darão conta. Nós somos produtoras de leite, não fábricas. Então a mulher precisa ter calma, confiança e tranquilidade para que seu momento com o bebezinho seja especial. A mãe estará aprendendo a amamentar, e o bebê estará aprendendo a mamar. Tenha autoconfiança para o seu momento de amamentação.

Alimentação incorreta

Geralmente, o aporte calórico para as mães é de 500 calorias diárias a mais com uma boa orientação nutricional. Neste momento, os alimentos mais indicados são: peixes de água fria (por exemplo, atum, salão e arenque), gema de ovo, frutas e legumes. Evite alimentos gordurosos, com chocolate e cafeína. A sua forma de se alimentar será muito importante na programação metabólica do bebezinho.

Retornar aos vícios

Com o estresse no pós-parto, algumas mamães retomam o uso de álcool e nicotina, que são prejudiciais para o sistema nervoso central e desenvolvimento do bebezinho, já que ambos passam para o leite materno. Por isso a mãe deve ter uma rede de apoio. Defina quem te ajudará com as roupas, limpeza da casa e idas ao supermercado, pois são tarefas que geram estresse e podem incentivar a volta dos péssimos hábitos.

Produção de leite

Não existe leite fraco. As mamas são preparadas para produzir o leite desde a gestação. Após o parto ocorrem as alterações hormonais necessárias, e o reflexo da sucção correta mantém essa produção, que passará de colostro, no início da amamentação, para leite materno anterior, de transição e posterior, após 15 dias (amadurecimento). A recomendação é que o recém-nascido fique somente no leite materno até seis meses de vida, sem chás, água e outros tipos de leite sem a correta orientação do pediatra. Caso a mamãe precise retornar ao trabalho, um dos facilitadores dessa fase costuma ser as bombas elétricas, que garantem a amamentação exclusiva do leite materno no tempo desejado.

Tentar amamentar com o recém-nascido sonolento

Não é recomendado dar de mamar ao bebê se ele estiver quase dormindo. Amamentar um neném desperto é muito melhor, já que ele conseguirá abrir a boca e fazer a pega correta. Caso esteja sonolento, ele não mama direito e, assim, além da próxima mamada ser breve, ele poderá machucar os mamilos da mãe. A dica é evitar essa situação acendendo as luzes e tirando as roupinhas do bebê para que, assim, ele colabore com a amamentação.

Não se atentar à pega

O grande segredo da amamentação é a pega correta. Sim, acredite! Quando os bebês pegam somente o mamilo, além de não extraírem bem o leite, eles podem provocar rachaduras no peito da mãe e, caso isso aconteça, ela podem utilizar a pomada de lanolina, que ajuda nos machucados. O certo é o bebê abocanhar a maior parte da auréola para ter uma melhor sucção e não ferir a mãe. Deixar o bebê com a cabeça torta também pode prejudicar. Observe se a cabeça e o corpo do bebê estão alinhados e apoiados, sempre com a cabeça voltada para a mama. Se a cabeça ficar torta, haverá incômodo na deglutição. A posição mais comum é o abdômen da mãe em contato com o do bebê (“barriga com barriga”). O bumbum dele fica apoiado na mão da mãe e a cabeça, na dobra do braço dela. O bebê se adapta naturalmente à pegada no seio. Faça somente um apoio e ele naturalmente se achega para abocanhar. Para ficar mais confortável, coloque um travesseiro em cima das suas pernas, dando mais firmeza para apoiar o braço e deixar o bebê na posição correta de maneira mais natural.

Não se concentrar no momento da mamada

Como o tempo é curto, muitas mães aproveitam a hora da mamada para realizar outras tarefas como assistir à televisão, resolver pendências por telefone ou responder mensagens. Mas é muito importante aproveitar o período do aleitamento para conversar com o bebê e fortalecer o vínculo entre mãe e filho. Aliás, vale não só conversar, mas cantar e contar histórias também. Qualquer coisa para ajudar a mantê-lo acordadinho e manter um bom ritmo de sucção.

Prender-se ao tempo de mamada

O bebê não é um reloginho, ele funciona na hora que quer. Sendo assim, não fique olhando no relógio querendo seguir os conselhos de amigas e avós sobre a duração de cada mamada. O mais importante e melhor é zelar pela livre demanda, ou seja, o bebê dita o ritmo: mama o tempo que quiser e no intervalo que necessitar. A mamada só termina quando ele solta espontaneamente o seio materno.

Amamentar com muita gente por perto

O ato de amamentar é um processo único que a mamãe terá de aprender dia após dia. Para algumas delas, estar com pessoas ao redor é ruim e para ter conforto e tranquilidade ela deseja estar só com o seu bebezinho. Então, não se acanhe, peça licença para as visitas. Faça da amamentação o momento mais lindo entre você e seu bebê.

Alternar as mamas na mesma mamada

É melhor esvaziar completamente o primeiro seio para só então passar para o segundo. Muitas vezes, o esvaziamento total da mama exige duas ou três mamadas no mesmo peito. Quando as mães alternam os seios em cada mamada, acabam por produzir excesso de leite. Com a hiperprodução, o bebê pode ficar irritado e ganhar menos peso, pois não consegue chegar ao leite posterior, que tem alta carga de gordura, capaz de gerar saciedade e prazer além de engordar o bebezinho.

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Fundação Jose Silveira

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...