Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Camaçari: adaptação de escolas com protocolo de segurança sanitária é iniciada

Atenta à realidade epidemiológica do município, a Secretaria de Educação (Seduc) iniciou o processo de adaptação dos equipamentos escolares para garantir as condições de segurança para a retomada gradual das aulas em toda a rede municipal de ensino de Camaçari.

Na manhã dessa quarta-feira (10/2), a secretária da pasta Neurilene Martins afirmou que todas as escolas de Camaçari muito em breve estarão adaptadas.

“Estamos aqui no Colégio Municipal São Thomaz de Cantuária iniciando a instalação de lavatórios em nossas unidades escolares. Temos cerca de 247 pias a serem fixadas, que vão favorecer a higienização contínua de toda a nossa comunidade escolar, entre alunos, professores e funcionários.”

5ebfeaa2 7471 4b62 b915 8992f2054b5c

De acordo com a arquiteta da Seduc Luzimar de Carvalho, o trabalho demandou pesquisa e planejamento interno. “A gente pesquisou os fornecedores que já vinham instalando esses lavatórios no país. Fizemos um levantamento dos totens já disponíveis no mercado e criamos esse protótipo. Realizamos também um levantamento para conhecer o quantitativo necessário para atender à demanda de nossa comunidade escolar, a fim de cobrir a nossa rede de 112 escolas, incluindo as creches conveniadas”, explicou.

A partir desse levantamento, a secretaria determinou que os 27 centros de educação de menor dimensão vão receber um lavatório por unidade, os 40 de médio porte receberão dois equipamentos cada, enquanto 35 escolas de grande porte receberão quatro lavatórios por unidade.

Essas medidas estão previstas no Protocolo Sanitário para Ambientes Escolares publicado no Diário Oficial do Município (DOM) número 1596, em 8 de fevereiro. O documento relaciona 34 orientações sociais em saúde, dez direcionamentos relativos à limpeza e à higienização de ambientes, e mais cinco medidas procedimentais diante de casos suspeitos e confirmados de Covid-19.

A equipe de elaboração do protocolo esclarece que essas recomendações podem ser atualizadas segundo orientações do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação, e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, razão pela qual se faz necessária atenção constante às orientações oficiais vigentes.

A Seduc lida nesse momento com uma tríplice demanda: dar retorno às famílias sobre a parcial da vida escolar do educando do ano letivo de 2020, preparar os ambientes para atender às exigências do protocolo sanitário, e promover a matrícula online para o ano letivo de 2021.

“Finalizar 2020 e iniciar 2021 requer da secretaria ações que são estratégicas tanto do ponto de vista sanitário, como a instalação desses lavatórios e demais itens de segurança, quanto do ponto de vista pedagógico, fundamental para a garantia do direito à aprendizagem”, reconheceu Neurilene. Segundo a secretaria, o retorno às aulas será gradual, escalonado e direcionado a quem mais precisa.

“Estamos preparados para esses processos. Aguardamos só a finalização formal do ano para concretizar essa transição de forma tranquila e segura”, ratificou Roquilda Oliveira, diretora do São Thomaz de Cantuária.

Campanha do deputado Hassan pela duplicação da BR-116 ganha apoio da sociedade civil

A campanha iniciada pelo deputado estadual Hassan (PP), desde que assumiu o mandato na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), pela duplicação da BR-116, do...

Polícia Militar apreende duas armas de fogo em Feira de Santana

Uma equipe da 67ª CIPM, com o apoio de uma aeronave do Graer, apreendeu duas armas de fogo, na manhã desta quinta-feira (28), em...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Campanha do deputado Hassan pela duplicação da BR-116 ganha apoio da sociedade civil

A campanha iniciada pelo deputado estadual Hassan (PP), desde que assumiu o mandato na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba),...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Campanha do deputado Hassan pela duplicação da BR-116 ganha apoio da sociedade civil

A campanha iniciada pelo deputado estadual Hassan (PP), desde que assumiu o mandato na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba),...

Polícia Militar apreende duas armas de fogo em Feira de Santana

Uma equipe da 67ª CIPM, com o apoio de uma aeronave do Graer, apreendeu duas armas de fogo, na...

BBB24: Equipe de Fernanda rebate críticas após acusações de racismo contra Davi

Após um comentário durante uma conversa com Pitel no Big Brother Brasil, Fernanda se tornou alvo de críticas nas...

Secretário André Curvello aponta aumento da aprovação da gestão de Jerônimo em Salvador

Pesquisa feita em Salvador pelo Instituto Paraná mostra o crescimento da aprovação do governo Jerônimo Rodrigues. De acordo com...