Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Sputnik V: Venezuela recebe 1° lote de vacina que Rui Costa articula para Bahia

A Venezuela recebeu no sábado (13/02) um lote de 100 mil vacinas Sputnik V. Trata-se da primeira remessa do produto que combate o vírus da Covid-19. A carga é oriunda de Moscou, na Rússia. O país sul-americano, vizinho ao Brasil, participou dos ensaios clínicos do Sputnik V. O lote representa 1% do total acertado em novembro com a Rússia.

A vacina é a mesma que o governador Rui Costa articula desde o ano passado para a Bahia. Assim como a Venezuela, Rui também fez um acordo de cooperação com a Rússia. A Procuradoria Geral do Estado (PGE), inclusive, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para comprar diretamente a vacina.

No dia 15 de Janeiro, Rui revelou nas redes sociais que o acordo prevê fornecimento de até 50 milhões de doses.

“Não podemos assistir passivamente baianos e brasileiros morrendo diariamente diante da incapacidade do Governo Federal. Se eles não têm capacidade de fazer nada, melhor que peçam demissão ou renunciem. O povo brasileiro não merece ser maltratado e humilhado. Precisamos reagir!”, escreveu Rui na época.

Na sexta-feira (12/02), por determinação de Rui, a PGE pediu ao STF urgência para a análise da liberação para importar e distribuir vacinas “ainda que sem registro” na Anvisa. O procurador do estado da Bahia, Miguel Calmon Dantas, ressaltou na petição “a gravidade da situação sanitária do Estado em decorrência da escassez da vacina”. O governo baiano diz ainda que o Ministério da Saúde enviou “quantitativo deveras aquém do que seria necessário” para vacinar a população do estado.

No sábado (13/02), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou o andamento sobre análises das vacinas contra a covid-19 submetidas à agência reguladora.

A União Química, responsável pela vacina Sputnik V no Brasil, permanece em reuniões com o órgão. Conforme a Anvisa, o laboratório solicitou a certificação da fábrica de Guarulhos (SP), onde pretende realizar a formulação e o envase do medicamento. A Anvisa agendou a vistoria para o período de 8 a 12 de março. A certificação para os locais de fabricação do IFA, o insumo farmacêutico ativo, no Distrito Federal e na Rússia, não foi solicitada até o momento, segundo a agência. As datas das inspeções teriam sido acordadas com as empresas farmacêuticas.

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia de que teria separado da...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões. Mais de 55 mil pessoas...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana,...

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...