Quarta etapa da Estrada Velha do Aeroporto está em fase final de obras

A interdição no trânsito para a realização das obras, entre as ruas Eurico da Costa Coutinho e Adriano de Azevedo Pondé, foi iniciada na segunda-feira (15)

As obras da quarta e última etapa de requalificação da Avenida Aliomar Baleeiro, mais conhecida como Estrada Velha do Aeroporto (EVA), já estão em fase final de execução e devem ser entregues em breve. Considerado um dos pontos mais críticos de toda a avenida, o trecho que passa por reforma possui 2,5 km de extensão e situa-se entre os bairros de Mussurunga I e São Cristóvão.

Foram investidos R$7 milhões na requalificação desse trecho, contemplando serviços de drenagem, limpeza de canais, pavimentação e urbanização. As intervenções resolverão problemas antes recorrentes com alagamento e infraestrutura asfáltica, melhorando também a fluidez do trânsito.

“Essa é mais uma importante obra que contribui com a mobilidade em nossa cidade. As intervenções na Aliomar Baleeiro estão em fase final e a quarta e última etapa deverá ser concluída no próximo mês. Mais de dez bairros na região serão beneficiados com a conclusão dos serviços em todo o projeto traçado para os mais de 16 km de via”, conta Luiz Carlos de Souza, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

A requalificação da Estrada Velha do Aeroporto é coordenada pela Seinfra, por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), e atende a uma antiga reivindicação de moradores e condutores que trafegam pelo local. Ao todo, 16,6 km da via estão sendo requalificados com recursos próprios. Com extensão que vai da BR-324 (na altura da Brasilgás) até o bairro de São Cristóvão, a EVA foi construída para servir de ligação entre a Base Naval e o Aeroporto.

Interdição – A interdição no trânsito para a realização das obras, entre as ruas Eurico da Costa Coutinho e Adriano de Azevedo Pondé, foi iniciada na segunda-feira (15) e deve durar 15 dias. Os ônibus que circulam pelo local também tiveram o itinerário modificado.

Os condutores no sentido São Cristóvão entram na rua Eurico da Costa Coutinho e seguem até à rotatória do supermercado Assaí, de onde fazem uma conversão à esquerda, passam pelas ruas Barbosa Lima Sobrinho e Adriano de Azevedo Pondé, de onde podem chegar à Estrada Velha do Aeroporto, próximo ao Posto de Combustível P4, no trecho liberado para o tráfego.

Quem segue com sentido Canabrava ou Mata Escura faz o mesmo percurso, só que em sentido contrário, entrando na Rua Adriano de Azevedo Pondé. A sinalização na via foi reforçada para orientar condutores, pedestres e passageiros. Os agentes de trânsito e transporte também intensificaram as atuações na região.

Etapas anteriores – A primeira etapa da requalificação da Estrada Velha do Aeroporto compreendeu o trecho da BR-324 até a altura do Supermercado G. Barbosa, em Pau da Lima e foi entregue em julho. O local recebeu nova iluminação em LED, melhorias na drenagem e troca do asfalto, além de implantações de passeio em concreto, meio-fio e piso tátil.

A segunda etapa, entre o G. Barbosa, em Pau da Lima, e o Condomínio Dois de Julho Life, em Nova Brasília, contou com serviços de drenagem, asfalto, construção de baia de ônibus, meio-fio e passeio. Este trecho foi entregue em setembro.

Em novembro, foi entregue o terceiro trecho da requalificação com extensão de 5 km, entre o Condomínio Dois de Julho Life (Nova Brasília) e a rótula de acesso ao bairro de Mussurunga. Foram feitos serviços de drenagem, pavimentação, iluminação em LED, meio-fio, passeio e sinalização horizontal.

Em toda a extensão, as melhorias englobam desde o alargamento da pista em determinados pontos do trajeto até a requalificação asfáltica, instalação de passeios com piso tátil, melhoria de curvas verticais e horizontais, implantação de rótulas em pontos críticos de tráfego, novas redes de drenagem e colocação de rampas de acessibilidade.

IPC-S registra inflação de 0,54% em fevereiro

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) fechou fevereiro deste ano em 0,54%. A taxa de inflação é o dobro da observada em janeiro (0,27%). De...

Governador Rui Costa se emociona e chora durante entrevista ao vivo

Em entrevista à TV Bahia na manhã desta segunda-feira (01/03), o governador Rui Costa se emocionou e chorou ao comentar o caso de um pai que perdeu...

Anderson Ninho comemora funcionamento de igrejas durante medidas restritivas e diz que “é preciso manter o equilíbrio”

"O decreto do governador Rui Costa é claro e diz que hoje e amanhã (02/03) os cultos religiosos poderão acontecer respeitados os protocolos, como o distanciamento social...

Samuel Júnior esclarece que igrejas poderão funcionar durante medidas restritivas; vídeo

O deputado estadual Samuel Júnior (PDT) utilizou as redes sociais na noite de domingo (28/02) para esclarecer que o Decreto Estadual do governador Rui Costa autoriza...