Medidas mais duras contra Covid-19 em Lauro de Freitas

A elevação na taxa de ocupação de leitos de UTIs na Bahia e da curva de contágio no município levou a Prefeitura de Lauro de Freitas a decretar, nesta terça-feira (23), medidas mais rígidas para tentar conter o avanço de casos da Covid-19. O endurecimento, válido para os próximos 15 dias, passa pela suspensão do uso de áreas esportivas, interdição de praias, até a limitação do atendimento presencial ao público nas repartições municipais.

Além da restrição de locomoção noturna das 20h às 5h em vigor até o dia 28 de fevereiro, a Prefeitura suspendeu, no período de 24 de fevereiro a 10 de março, a utilização dos campos de futebol, de quadras poliesportivas, parques, praças públicas e privadas. As praias de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho estão interditadas, sendo proibido o acesso da população.

Dentre as suspensões do decreto Nº 4.759 também se enquadra o funcionamento de clubes sociais, recreativos e esportivos, bem como a realização de atividades em piscinas, inclusive as localizadas em academias, clubes sociais e áreas internas de condomínios. A comercialização nas praias do município também será coibida com rigor.

Exceção

O funcionamento das barracas de praia, na condição de bares e restaurantes, será permitido de segunda a sábado, das 9h às 17h, apenas em suas áreas internas. Academias de ginástica e restaurantes localizados dentro de clubes que possuírem entradas independentes estão autorizados a funcionar. Todos devem obedecer aos protocolos gerais e setoriais de prevenção ao coronavírus.  

Repartições públicas

Com exceção dos serviços considerados essenciais, o atendimento ao público nas demais repartições municipais também ficará suspenso no período de 24 de fevereiro a 10 de março. No prazo de 24h, as secretarias da Prefeitura de Lauro de Freitas deverão publicar portarias informando os endereços de e-mail e telefone de contato, para facilitar o acesso da população aos seus serviços.
Fica mantido o atendimento presencial, exclusivamente dos seguintes serviços: SAMU e unidades da Rede Municipal de Saúde; banco de serviços e protocolo geral; CRAS e CREAS; restaurante popular, cozinha comunitária, banco de alimentos e Centro de Referência Lélia Gonzalez de atendimento a mulheres vítimas de violência.

Balanço Covid-19

De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o Estado registrou pelo quinto dia consecutivo o maior número de pacientes internados em UTIs Covid-19 desde o início da pandemia. São 915 pacientes adultos e pediátricos em estado grave ocupando leitos nas diversas regiões da Bahia. Em Lauro de Freitas, o número de internados subiu para 34 nesta terça-feira (23), quatro pessoas a mais nas últimas 24 horas. Casos ativos chegaram a marca de 1.880 e, lamentavelmente, 175 mortes.

Enquete: você é a favor de decretar ‘Lockdown’ na Bahia? Veja como votar

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em abril

Trabalhadores informais nascidos em abril começam a receber hoje (13) a nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo...

RG Expresso vira principal forma de solicitar nova carteira de identidade

A pandemia do novo coronavírus ainda está em vigor e a recomendação é ficar em casa. Para quem precisa de uma nova carteira de identidade neste período,...

Dois suspeitos de envolvimento em latrocínio de policial na Santa Mônica são presos

Dois homens estão detidos sob suspeita de participação no latrocínio do policial civil Joel dos Santos de Jesus, 49 anos, morto na noite desta segunda-feira (12/04), no...

Registro de peixes no Rio Pinheiros cria esperança, diz especialista

Imagens de peixes nadando no Rio Pinheiros, no trecho próximo à ponte Cidade Jardim, na capital paulista, foram divulgadas nos últimos dias em redes sociais e pelo...