Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Com estoque zerado, Lauro de Freitas suspende vacinação da 1ª dose contra Covid 19

Com a aplicação da 1ª dose em 390 idosos na faixa etária de 79 anos ou mais, nesta sexta-feira (5), Lauro de Freitas atingiu um total de 6.269 pessoas vacinadas, entre idosos e profissionais da saúde. O estoque destinado à primeira dose acabou e a vacinação dessa etapa ficará suspensa até que o município receba um novo lote do imunizante. Até o momento, vieram para o município 9.410 doses, sendo 6.270 para 1ª dose, e 3.140 para a 2ª.

Além da logística de vacinação nos pontos drive-thrus, a aplicação de vacina também foi realizada, dessa vez com a 2º dose, em idosos acamados de Itinga, Portão, Caji e Centro. Com isso chega a 2.256 o número de pessoas que já completaram o ciclo de imunização contra o coronavirus no município. Na segunda-feira (8), a vacinação com a dose de reforço continua nos drive-thrus de Portão, Itinga e Centro para pessoas que receberam a 1ª dose no dia 8 de fevereiro.

No drive instalado ao lado da Escola Dois de Julho, em Itinga, Jucimere Silva levou o pai João Ferreira, de 79 anos. Observadora, ela acompanhou todo o processo de administração da dose de perto. “Com tantos fatos de falsa vacinação, a gente precisa ficar atento. Eu realmente olhei e vi que estava tudo okay. Até mesmo filmei esse momento para mostrar aos meus irmãos”, pontuou.

A vacinação em Lauro de Freitas ocorre de forma escalonada. Conforme a chegada de mais doses, o público vem sendo ampliado. A Prefeitura Municipal informa aos munícipes sobre o Plano de Vacinação por meio de carro de som, publicação no site oficial e redes sociais, divulgação na imprensa, grupos locais em aplicativo e através do trabalho de cobertura da atenção básica.

Uma das profissionais de saúde que leva a informação direto na casa do cidadão é Tânia Regina de Souza, agente comunitária da Unidade de Saúde da Família Jardim Independência, na Itinga.

“Eu criei um grupo com os idosos que participam do projeto HiperDia e os que se encontram em área de risco. Assim que o informe de vacinação sai, eu aviso para eles, ‘Gente, amanhã tem vacinação para idade tal’. Eu tenho um caderninho com o nome de todos os idosos acima de 60 anos que fazem parte da minha cobertura. Estamos sempre em contato, eles me ligam pra saber quando começa, e aqueles idosos que não tem celular, eu vou diretamente na casa de cada um pra informar”, relatou a agente conhecida no bairro por Amaral.

Segunda dose

Na próxima segunda-feira (8), a dose complementar volta a ser aplicada nos três drive-thrus (Ginásio de Esportes do Aracui, outro no Colégio 2 de Julho na Itinga e Praça de Portão) para quem recebeu a primeira dose em 8 de fevereiro. No Cartão de Vacinação consta o dia da segunda dose. É importante que idosos e responsáveis estejam atentos para não perder a data. Para se vacinar, além de estar dentro da faixa etária exigida, é necessário apresentar documento oficial de identidade e comprovante de residência.

Balanço epidemiológico

Lauro de Freitas registra 2.417 casos ativos do coronavírus nesta sexta-feira (5). São mais 381 novas pessoas contaminadas com relação a oito dias atrás. Também foram registrados mais 5 óbitos, elevando o número de mortes para 194. Até sexta-feira da semana passada, 26 de fevereiro, eram 181 óbitos.

Os dados que você acabou de ler cresceram rapidamente em uma semana e podem aumentar drasticamente daqui a sete dias, tempo que uma pessoa que acabou de ser infectada leva para apresentar sintomas do Covid 19. Por isso, mantenha os hábitos de higiene e evite aglomerações. Os leitos de UTI estão lotados.

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador. O crime ocorreu na Avenida...

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado. Por 14 votos a 1,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador....
Fundação Jose Silveira

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador....

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado....

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, que mapeia pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições municipais deste ano, divulgado nesta...

MP recomenda adoção de medidas para proteção de famílias atingidas pelas chuvas em Ilhéus

O Ministério Público estadual recomendou ontem, dia 23, ao Município de Ilhéus, à Vara de Infância e Juventude da...