Kátia Oliveira comenta pesquisa que aponta Bahia com maior número de homicídios contra mulheres: “A situação é muito grave”

A deputada estadual classificou como “muito grave” a situação da violência contra a mulher na Bahia após a divulgação de um levantamento realizado pela Rede de Observatórios da Segurança. Segundo dados do estudo, o estado lidera o ranking de homicídios contra mulher em 2020, com 111 casos, e está na terceira posição em número de feminicídios no ano passado, com 70 ocorrências.

“São números alarmantes e que exigem medidas mais eficientes para combater a violência contra a mulher no nosso estado. Está evidente que o problema tem se agravado, principalmente agora na pandemia, e é mais do que necessário que ações de prevenção e repressão sejam adotadas agora, sob pena de continuarmos vendo estes números aumentarem”, alertou a deputada.

Para ela, é preciso investir em políticas mais duras. “Precisamos, por um lado, fortalecer as medidas preventivas, com campanhas educativas e ampliação da rede de apoio e acolhimento. Por outro, precisamos fortalecer e ampliar também a atuação das forças de segurança, como as delegacias da mulher e a Ronda Maria da Penha, para inibir os agressores”, pontua a parlamentar.

A pesquisa da Rede de Observatórios da Segurança leva em conta dados de cinco estados: além da Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Em relação aos homicídios de mulheres, o Ceará vem na segunda posição, com 91 casos. Já nos feminicídios, São Paulo lidera, com 200 ocorrências, seguido por Pernambuco (82).

Na Bahia, o levantamento ainda aponta que, no ano passado, foram registradas 80 tentativas de feminicídio e agressão física, 26 casos de estupro e violência sexual e 11 ocorrências de tortura, sequestro e cárcere privado. Kátia Oliveira alerta que, embora a Bahia possua números mais graves, a situação da violência contra a mulher é também um problema que o país precisa enfrentar: “É um debate nacional urgente e necessário”.

Homem suspeito de roubo é preso em Cajazeiras

Um homem suspeito de roubo foi preso após tombar o carro que dirigia, enquanto fugia da polícia, nesta terça-feira (13), na Estrada Velha do Aeroporto, bairro de...

Grupo de mulheres utiliza frutas dos seus quintais para produção de geleias

Primeiro veio o canteiro econômico e a cisterna para produção. Junto com essas tecnologias produtivas, chegaram o Assessoramento Técnico Contínuo (ATC), as capacitações periódicas e, consequentemente, o...

Clínica laboratorial irregular é fechada em São Marcos

Uma clínica laboratorial que funcionava sem alvará sanitário e responsabilidade técnica foi fechada, na manhã desta terça-feira (13), por policiais da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon),...

Covid-19: DF amplia horário de abertura de bares e restaurantes

Novo decreto publicado hoje (13) pelo governador Ibaneis Rocha ampliou em uma hora o funcionamento de bares e restaurantes, bem como o horário permitido para venda de...