No Dia da Mulher, Mãe Carmen recebe segunda dose da vacina contra Covid

Nesta segunda-feira, 08, Dia Internacional da Mulher, uma das filhas mais ilustres de Salvador, Mãe Carmen do Gantois – filha caçula de Mãe Menininha do Gantois – recebeu a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Profissionais da Secretaria Municipal da Saúde procederam à aplicação do imunizante, na residência da Iyalorixá.
 
“Vacina para todos, e todas as mulheres em defesa da vida”! Com esta frase, Mãe Carmen reforça a importância da imunização das comunidades tradicionais. Encorajar os fiéis, neste momento, é mais um ato de amor e cuidado com o povo de candomblé, que é, historicamente, símbolo de resistência. Conforme ressalta a matriarca de uma casa tradicional, de matriz africana, a figura feminina, no Gantois, está na base da formação e da condução de seus integrantes e, hoje, Dia Internacional da Mulher, em meio ao enfrentamento à pandemia da Covid-19, receber a segunda dose é um ato de responsabilidade diante das comunidades de Axé e, também, uma oportunidade de reafirmar a luta pela garantia de direito a um patrimônio fundamental: a vida!
 
“No Dia Internacional da Mulher, a vacinação de Mãe Carmen é motivo de esperança, o reconhecimento de um exemplo de liderança religiosa, de resistência, e da luta do povo negro na Bahia. Esperamos que muito em breve todas as nossas bravas e guerreiras, com seus legados vivos, possam estar igualmente e protegidas”, destacou Leo Prates.
 
Ação Guardiã
 
As comunidades-terreiro também tiveram que iniciar um planejamento de enfrentamento à pandemia, para evitar uma desenfreada contaminação comunitária. O Gantois tomou as providências internas cabíveis com orientação direta de reserva para seus integrantes, e passou a integrar os núcleos de construção de protocolos municipais e estaduais de combate e prevenção ao coronavírus buscando atender, com afinco, às normas da Organização Mundial de Saúde.

A Campanha “Ação Guardiã” criada pelo Terreiro do Gantois e por seu organismo civil – Associação de São Jorge Ebé Oxossi, contou com o apoio de órgãos e colaboradores, como a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).  Foram viabilizados desde a testagem rápida, desinfecção, kits de limpeza com utensílios de higiene e máscaras, incluindo a implantação dos suportes com álcool gel (Step Slim Gel).

A referida avaliação rápida – testes – oferecida pela SMS, contemplou 300 pessoas na comunidade.  O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou, ainda, a desinfecção no espaço, onde foi realizado o procedimento e canalização da desinfecção para Covid-19 em todo o Alto do Gantois e adjacências, pela Limpurb. Além de ações de controle da pandemia, também permanecem sendo executados o tratamento para prevenção à Dengue, Zyka, Chicungunya e H1N1.

Paulo Gustavo tem piora no quadro de saúde; ‘situação é crítica’, dizem médicos

O quadro de saúde de Paulo Gustavo teve piora, segundo boletim médico divulgado neste domingo (11). De acordo com a nota médica, “as fístulas bronco-pleurais identificadas e...

Covid-19: país tem 13,4 milhões de casos acumulados e 353,1 mil mortes

O balanço divulgado neste domingo (11) pelo Ministério da Saúde registra 37.017 novos diagnósticos de covid-19 em 24 horas. Esse dado eleva para 13.482.023 o número de...

Dois mortos e 5 baleados em Pernambués

Confrontos entre traficantes no bairro de Pernambués, em Salvador, deixaram sete pessoas baleadas e duas delas acabaram mortas, no início da noite deste domingo (11/04). A ocorrência...

China quer trabalhar com o Brasil para promover parceria estratégica

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse neste sábado (10) que a China quer trabalhar com o Brasil para promover...