EUA podem enviar doses da AstraZeneca para o Brasil

O governo dos Estados Unidos está discutindo internamente a possibilidade de repassar a outros países, incluindo o Brasil, milhões de doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca. A informação foi publicada na quinta-feira pelo jornal norte-americano The New York Times.

Segundo a reportagem, dezenas de milhões de doses do imunizante ficaram paradas em fábricas dos EUA, uma vez que os estudos da fase 3, uma exigência da FDA (Agência de Medicamentos e Remédios) ainda não foram concluídos.

No Brasil, o uso emergencial dessa vacina foi autorizado em 17 de janeiro e o registro definitivo do medicamento na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi aprovado nesta sexta-feira.

“Entendemos que outros governos podem ter entrado em contato com o governo dos EUA sobre a doação de doses da AstraZeneca e pedimos ao governo dos EUA que considerasse cuidadosamente essas solicitações”, afirmou um porta-voz da Astrazeneca, Gonzalo Viña, ao The New York Times.

Além do Brasil, que enferenta um aumento de casos de covid-19 e uma escassez de doses da vacinas, os 27 países da União Europeia, entre outras dezenas de países pelo mundo podem receber lotes do imunizante da AstraZeneca.

A hesitação do governo dos EUA em repassar as vacianas está, pelo menos em parte, relacionada às incertezas com o fornecimento de doses suficientes para imunizar todos os adultos a partir de maio, conforme disse Joe Bieden em seu pronunciamento na quinta-feira. A AstraZeneca garante, no entanto, que caso as doses sejam repassadas, não haverá prejuízo aos norte-americanos.

Banco Nacional de Perfis Genéticos atinge a marca de 100 mil perfis cadastrados

Ferramenta importante para auxiliar em investigações criminais, o Banco Nacional de Perfis Genéticos ultrapassou a marca de 100 mil perfis cadastrados. A maior parte é ligada a...

Final de semana terá céu nublado e chuvas fracas e isoladas

As chuvas que caem em Salvador desde a quinta-feira (15) devem se manter na capital baiana durante o fim de semana, ainda que fracas e isoladas. Para...

Bolsonaro confirma que fará nova cirurgia para corrigir hérnia

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou nesta sexta-feira (16) a apoiadores que deve passar por mais uma cirurgia para corrigir uma hérnia, em consequência da facada...

CPFs cancelados: polícia troca tiros com três criminosos em Camaçari

Um trio armado com pistolas e revólver foi alcançado por guarnições do 12° Batalhão da Polícia Militar (BPM/Camaçari). O flagrante ocorreu, na noite de sexta-feira (16), após...