Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Dicas para diminuir sentimento de sobrecarga das mães na pandemia; confira

Demandas da casa, filhos e profissão sempre existiram, mas foram potencializados com a pandemia

Passado quase um ano dos primeiros casos de Covid-19 no Brasil, cuidado, carinho e segurança afetiva se fazem cada vez mais necessários para que as famílias superem os desafios da pandemia. Mas quem geralmente é a fonte de tudo isso no seio familiar também pode estar precisando de ajuda. Confinadas e sobrecarregadas, as mães acumulam e misturam tarefas maternas, domésticas e profissionais e veem sua saúde mental sendo colocada em risco.

Um estudo do Centro de Pesquisa Econômica e Social da Universidade do Sul da Califórnia, divulgado no final do ano passado, apontou que 32% das mães passaram a se sentir esgotadas psicologicamente desde a pandemia. Já entre os homens – pais ou não – a taxa se manteve em 19%.

Segundo a psicóloga especialista em orientação parental e atendimento psicológico materno Leticia Junqueiro, esse esgotamento mental pode ser resultado de uma busca exagerada por reconhecimento e afeto, mas está também relacionada à tentativa de dar conta de tudo e ao estresse contínuo que o momento de pandemia proporciona.

“Com essa nova realidade, as mulheres passaram a ser ainda mais cobradas em todas as suas demandas diárias. Aulas online dos filhos, trabalho em modalidade home office, família mais tempo em casa aumentando os afazeres domésticos. Todas essas atividades tornaram-se acopladas, muitas vezes exigindo que sejam realizadas ao mesmo tempo e em um mesmo ambiente, aumentando ainda mais o estresse no dia a dia das mães”, explica Junqueiro.

A psicóloga, contudo, esclarece que essa sobrecarga sempre existiu, mas foi potencializada pela pandemia. “Culturalmente já se espera que as mães absorvam todas as demandas das crianças, da casa e da escola com eficiência e naturalidade”.

“Antes dessa perspectiva de isolamento social, as mulheres já viviam assoberbadas, mas esta realidade era muitas vezes ignorada pelos outros e por nós mesmas. Elas sofriam por não dar conta de tudo e achar que alguém dava. A atual realidade potencializou e deixou às claras essa sobrecarga que já vivíamos e da qual não se falava abertamente”, esclarece.

Mas é possível desenvolver o autocuidado mental e levá-lo como aprendizado para o pós-pandemia. Para isso, a especialista elaborou algumas dicas que podem ajudar a aliviar o estresse mental das mães.

Afazeres de casa:

Passe mais tempo no seu cantinho favorito, reorganize, redecore, jogue coisas fora. Redescubra o prazer de morar na sua casa. Mas não deixe que essas atividades tomem mais tempo do que devem. Tente envolver as crianças. Pode parecer mais trabalhoso no início, mas ficará mais fácil se elas colaborarem.

Com as crianças:

Não se preocupe em enchê-las de atividades. Aproveite este momento complicado para estar junto, fortalecer vínculos e permitir mais tempo de ócio criativo. Ouça mais elas e aceite que pode ser preciso abrir mão de alguns processos em andamento.

No home office:

Algumas profissões se encaixaram muito bem no modelo Home Office e outras exigiram sacrifício, mas, quando aceitamos a mudança, a adequação é mais rápida. Separe o tempo para trabalhar, do tempo para outras atividades. E procure ter foco total, evitando distrações sempre que possível. No tempo para casa e filhos, desligue-se do trabalho.

Sobre Leticia Junqueiro:

Mãe, esposa e psicóloga há 11 anos, Letícia Junqueiro desenvolve um trabalho voltado para orientar mulheres em busca de uma maternidade mais leve e sem culpa. Especialista em Psicologia Infantil, Orientação Parental e Atenção Psicológica Materna, ela atua na área educacional há 22 anos e agora tornou-se também autora. Com o livro “Não Dê Conta”, que será lançado agora neste mês de março, Letícia discute sobre a autocobrança e a pressão que a sociedade impõe para que as mães absorvam e solucionem todas as demandas dos filhos, da casa e do casamento. Com a obra, a especialista mostra que, quando as mães passam a valorizar também o seu autocuidado, conseguem viver uma maternidade com mais leveza e mais completa para todas as partes.

OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: PM apreende arma em Teixeira de Freitas

Durante as ações da Operação Força Total, que está na 22ª edição, uma arma foi apreendida junto com material utilizado para venda de droga...

Burger King é condenado por discriminação racial em entrevista de emprego

O Burger King foi condenado a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais a um ex-funcionário que sofreu discriminação racial durante uma...

OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: PM apreende arma em Teixeira de Freitas

Durante as ações da Operação Força Total, que está na 22ª edição, uma arma foi apreendida junto com material...
Prefeitura Porto Seguro

OPERAÇÃO FORÇA TOTAL: PM apreende arma em Teixeira de Freitas

Durante as ações da Operação Força Total, que está na 22ª edição, uma arma foi apreendida junto com material...

Burger King é condenado por discriminação racial em entrevista de emprego

O Burger King foi condenado a pagar R$ 10 mil de indenização por danos morais a um ex-funcionário que...

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro

A taxa de desemprego, medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, ficou em 7,8% no trimestre...

Silvana Freire é demitida da TV Aratu e se emociona em despedida: ‘seguiremos caminhos diferentes’

A jornalista Silvana Freire anunciou, nesta quinta-feira (28/03), que não integra mais a equipe de funcionários da TV Aratu....