Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Marketing de turismo: como criar uma estratégia eficaz?

Salvador é uma das cidades mais turísticas do Brasil. Um dos motivos é devido a sua localização geográfica estratégica, que fez com que o lugar se tornasse um dos preferidos entre os europeus e brasileiros também.

Afinal, é difícil resistir às praias e às belezas naturais que a cidade oferece. Muitas paisagens chegam a ser deslumbrantes e já foram eternizadas em muitos cartões postais.

Muito desse sucesso de Salvador se deve também ao chamado plano de marketing turístico, que foi atualizado em março do ano passado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

A ideia é que ele sirva como um roteiro para ações de comunicação e estratégias de promoção do destino, além de promover o destino Salvador nos mercados regionais, nacionais e internacionais.

Esta é, inclusive, a ideia do marketing de turismo, que devido a pandemia está levando muitas dúvidas sobre os caminhos que deverão ser seguidos.

Abaixo, listamos algumas características importantes sobre o marketing, referentes ao assunto, para que você entenda melhor. Vamos lá:

Marketing e turismo: como isso funciona na prática

De acordo com o site Neil Patel, a indústria do turismo segue como uma das mais importantes do mundo e, grande parte do que conhecemos hoje, foi criado por anunciantes na década de 1920.

Naquela época, o cenário era muito diferente e viajar era um luxo disponível somente para algumas pessoas, aquelas com o maior poder aquisitivo.

Mas não demorou muito para que as viagens de férias se tornassem populares e parte da vida de famílias comuns. Isso fez com que o perfil dos anúncios mudasse também, e tornou o turismo mais acessível de certa forma.

As viagens começam a aparecer em jornais, revistas e todos os meios de comunicação populares da época, e tornaram uma das experiências mais desejadas dos últimos tempos.

Na prática, isso criou um mercado cada vez mais efervescente de experiências e culturais, com muita abertura para profissionais de marketing e investidores do setor turístico.

 

Certo, e depois da pandemia?

Decerto, este foi um dos setores mais prejudicados com a pandemia, já que as pessoas foram impedidas de viajar.

No entanto, existem algumas estratégias de marketing que podem ajudar operadores e comerciantes a darem a volta por cima, com segurança e de acordo com os protocolos, assim que a pandemia passar.

Veja quais são as melhores estratégias de marketing para o turismo:

–        Segmentação geográfica

Muita gente supõe que é possível trabalhar com um público alvo de abrangência mundial, mas não é bem assim.

É muito importante definir uma estratégia de marketing tendo uma definição da localização do público. O motivo é simples: um anúncio muito abrangente vai consumir demais o seu orçamento e será pouco efetivo.

–        Conheça os interesses do seu público

A segmentação por interesses também é muito importante para esse tipo de promoção. Com ela, você pode filtrar pessoas que estão interessadas em aproveitar o que cada destino tem de melhor.

Por exemplo: é um destino que oferece muitas praias, como no caso de Salvador? Encontre pessoas apaixonadas por praias, saúde, bem-estar e esportes.

–        Faça uso de vídeos

Para o turismo, o conteúdo é, sem dúvidas, fundamental. É possível torná-lo ainda mais poderoso por meio do uso de vídeos que mostrem o que a cidade tem de melhor para oferecer.

Muita gente deixa de trabalhar com vídeos por pensar que essa é uma estratégia que demanda muito tempo, e, se este é o seu caso, busque um editor de vídeo fácil, rápido e simples de usar.

A sugestão é testar o InVideo. Ele conta uma biblioteca de modelos para que você possa utilizar um exemplo pronto ou criar o seu conteúdo em vídeo do zero.

O mais interessante é que não é necessário renderizar ou instalar no seu computador. Você ainda tem até 15 dias para testar a versão pro e descobrir como isso pode beneficiar a sua estratégia de marketing.

–        Use o conteúdo produzido pelo público

Sobretudo se tratando do turístico, a maioria das pessoas que visitam um novo lugar gostam de fotografar e criar conteúdos sobre o passeio.

Não se esqueça de mapear este conteúdo e, com a devida atenção e autorização, utilizar na sua estratégia também!

Gostou de aprender um pouco mais sobre marketing e turismo? Compartilhe com mais pessoas que você conhece que se interessam pelo assunto!

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...