Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Agricultura familiar da Bahia comemora Dia do Cacau e celebra avanços no sistema produtivo

Nesta sexta-feira (26) se celebra o Dia do Cacau, e na Bahia, que possui cerca de 68 mil estabelecimentos que cultivam o fruto, sendo 80% produtores da agricultura familiar. Eles têm muitos motivos para comemorar, com conquistas e avanços que vêm se consolidando, com uma produção ambientalmente sustentável.

É desse segmento que nasceram duas cooperativas do Sul do estado, que se destacam na produção de chocolates finos, produzidos com cacau cultivados no sistema agroflorestal Cabruca, que contribui para preservar a Mata Atlântica. São elas a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba) e a Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba).

A Coopfesba, responsável pela gestão da Bahia Cacau, primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do país, localizada no município de Ibicaraí, traz para o mercado um mix de chocolates que varia de 35% a 70% de cacau, distribuído em barras de 20g e 80g. Completam a cesta de produtos o nibs, mel de cacau, licor de mel de cacau e os bombons de chocolate com frutas, a exemplo de abacaxi, licuri, umbu, café, banana e goiaba. Para este período de Páscoa, a aposta é na comercialização de ovos de chocolate, com percentuais de 50% e 70% de teor de cacau, em embalagem de 200g.

A Coopessba, sediada em Ilhéus, é conhecida pela fabricação de chocolates veganos, com a marca Natucoa, que tradicionalmente comercializa chocolates de origem nas versões 56% 70% e 80% de cacau, 65% com Nibs, 70% com licuri e 70% com licuri caramelizado, além de uma linha de panetones/chocotones veganos. Lançou também os ovos de Páscoa artesanais, em embalagens de 320 a 330g, trufados com geleia de mel de cacau e com caramelo salgado e Licuri, além de ovos com 70% cacau especial, com bombons.

Essas e outras cooperativas recebem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com ações desde a qualificação da base de produção até o acesso ao mercado. Pelo projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial, foram investidos no sistema produtivo do cacau e chocolate, nos últimos cinco anos, cerca de R$ 30 milhões, beneficiando aproximadamente 1,3 mil famílias. Estão sendo atendidas organizações produtivas da agricultura familiar localizadas em municípios de territórios como o Baixo Sul, Litoral Sul e Médio Rio de Contas.

1bdf3faf f2ea 4bc0 946d c54a1b47f107

De acordo com o secretário da SDR, Josias Gomes, a cultura do cacau trouxe importantes contribuições para a Bahia, tanto do ponto de vista cultural e econômico, quanto no reconhecimento da região cacaueira, e até fora do país: “Nesse sentido, o Governo do Estado, via SDR, tem contribuído para o aumento da produção e da produtividade do cacau, com instrumentos como a Biofábrica, responsável pela produção de mudas de clones mais produtivos e resistentes, além de equipamentos como a 1ª fábrica de chocolates finos da agricultura familiar, com produtos que vêm ganhando o gosto dos baianos e de outros brasileiros”.

O agricultor familiar de Ibicaraí, e cooperado da Coopfesba, Wilson Silva Lima, conta que há 25 anos deixou o trabalho na sede do município para retornar ao trabalho com o cacau, que herdou de seus pais: “Com o apoio do Governo do Estado conseguimos recursos para melhorar a estrutura da fábrica e agregar valor ao nosso chocolate, que já está sendo vendido aqui e até em outros estados. É um processo lento e a longo prazo, mas de uma importância muito grande para os municípios, pois gera emprego e renda e tudo o que a gente quer é produzir e ter nosso emprego e essa estabilidade”.

Produção de cacau na Bahia

De acordo com o chefe de Gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, o Brasil está entre o 5º e 6º maior produtor de amêndoa de cacau do mundo e oscila entre o 5º e 6º maior consumidor de chocolate do mundo, resultando em grande oportunidade de mercado, além de ser uma atividade econômica que tem uma parceria harmoniosa com o meio ambiente: “É uma atividade que preserva o meio ambiente, gera riqueza e emprega mão-de-obra. Três aspectos que devem ser respeitados para uma relação harmoniosa: o ambiental, o social e o econômico”.

Atualmente, o estado produz cerca de 110 mil toneladas/ano, e, para ampliar para pelo menos 200 mil toneladas, estão sendo executadas políticas públicas, por meio de estratégias, como o Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, que envolve parcerias com organizações sociais, consórcios públicos e a Biofábrica, entre outras, para a oferta de serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater), a distribuição de mudas de qualidade, além de ações desenvolvidas em outros projetos, como o Bahia Produtiva, que vem garantindo também equipamentos e infraestrutura para as diversas etapas da produção do cacau e do chocolate.

Indicação Geográfica do Cacau do Sul da Bahia

Cristiano Sant´Ana, diretor executivo da Indicação Geográfica – IG Cacau Sul da Bahia, ressalta que o cacau produzido em 83 municípios do Sul da Bahia, já possui a IG, um meio de valorizar e proteger juridicamente uma região reconhecida por produzir um produto singular e especial, que possui um ‘saber fazer’ local característico e qualidade diferenciada: “A IG divulga os produtos de uma determinada região, protege a herança histórico-cultural, promove a qualidade e garante a reputação do produto no mercado. Almejamos cultivar em nossas amêndoas os melhores atributos de aroma e sabor que estão relacionados com a genética dos nossos cacaueiros e com a interação com a origem geográfica”.

Os chocolates Sul da Bahia são feitos com cacau de origem certificados pela IG, passam por análises físico-químicas e sensoriais rígidas, que são uma garantia de origem e qualidade, do Centro de Inovação do Cacau (CIC), que também realiza o trabalho de manutenção do alto padrão de qualidade do chocolate.

Prédio em construção pega fogo em Recife e imagens mostram chamas imensas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Imagens postadas em...

Tiroteio e morte na Avenida Luís Eduardo Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) apreenderam uma arma de fogo e munições, além de recuperarem um veículo com restrição de...

Prédio em construção pega fogo em Recife e imagens mostram chamas imensas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Prédio em construção pega fogo em Recife e imagens mostram chamas imensas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta...

Tiroteio e morte na Avenida Luís Eduardo Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) apreenderam uma arma de fogo e munições, além de recuperarem...

PM resgata aves silvestres e prende homem com drogas e munições em Seabra

Na manhã de quinta-feira (28), durante a 22ª edição da Operação Força Total, policiais militares da Companhia Independente de...

Economia: Produtores de 16 estados poderão renegociar dívidas do crédito rural

Produtores de 16 estados afetados por eventos climáticos ou pela queda de preços agrícolas poderão renegociar dívidas do crédito...